





OK já vos estou mesmo a ouvir dizer que estou a escrever sobre livros que já "passaram de moda" livros que toda a gente (ou quase toda a gente) já leu. Pessoalmente conheço três ou quatro pessoas - com hábitos de leitura - que ainda não os leram.
A verdade é que, como eles (os que não leram) eu estava um pouco reticente em lê-los, talvez precisamente pelo imenso sucesso que os livros tiveram. Ao contrário da maioria das pessoas eu não costumo avaliar um livro pelo sucesso de vendas. E temos bons exemplos disso (Dan Brown, Margarida Rebelo Pinto, Paulo Coelho...).
A verdade é que com pouco para ler em casa comecei a ler os exemplares do meu irmão e confesso uma coisa: Estou a gostar!!??!! mas com alguns reparos os três primeiros livros (na minha opinião) não justificaram o sucesso que a autora alcançou. A gente até podia dizer que sendo uma série o primeiro serve para apresentar as personagens ok, de acordo mas e os outros dois? É que só a partir do final do quarto livro é que a história ganha algum fôlego e interesse e isso é o mesmo que dizer que a autora gastou os três primeiros livros quase para nada.
E a história soa a algo que já li ou vi em qualquer lado e agora não me lembro. Mas não se pode dizer que seja original.
Mas mesmo assim vai dando para passar o tempo e é apesar de tudo uma leitura agradável.
Não é uma obra-prima (de todo)... não justifica a loucura que se gerou em torno dos livros (uma excelente manobra publicitaria)... mas dá para ler...