Quem primeiro me falou nesta série foi o César (o nosso "especialista" em BD e fantástico)... Ele descobriu esta série através de familiares que vivem nos EUA. E sim para completar a colecção recorremos ao já tradicional método de sacar versões scaneadas na net... Porque e isso posso garantir, a série é simplesmente fantástica...
Falo-vos da série FABLES - FÁBULAS LENDAS NO EXILIO do escritor Bill Willingham e dos desenhistas Lan Medina e Mark Buckingham:

Uma das coisas que mais me agradou nesta série (mais do que as histórias em si [excelentes]e mais do que a [magnifica] arte) foi o conceito por trás de toda a série:
O que aconteceria se todas as personagens dos tradicionais contos de fada afinal existissem, e tivessem sido forçadas a abandonar a Terra da fantasia, para viver no nosso mundo? O que poderiam a Branca de Neve, o Lobo Mau, o Príncipe Encantado e o Barba-Azul fazer para sobreviver na nossa realidade? Pois bem, preparem-se para descobrir toda a verdade sobre a Comunidade das Fadas e das Fábulas, as personagens “supostamente” imaginárias, que se mudaram de armas e bagagem para Nova Iorque, onde vivem disfarçadamente e dissimuladamente entre os mortais mundanos. E tudo começa quando Branca de Neve, directora assistente do Rei da Comunidade das Fábulas é alertada para o facto de que a sua irmã talvez tenha sido assassinada. E quem melhor do que o Lobo Mau, o Xerife da Comunidade, para investigar!
É verdade que a série acaba com alguns velhos e adorados mitos (o viveram felizes para sempre é treta com apenas uma excepção: a Bela e o Monstro), a linguagem do Pinóquio por vezes deixa um pouco a desejar... Achei piada ao facto do Príncipe Encantado das histórias da Branca de Neve, Bela Adormecida e Cinderela ser o mesmo (e de se ter divorciado delas todas...) e há algo de arrepiante na bruxa de Hansel e Gretel - que como disse e bem há uns anos um amigo (e irmão de um dos colaboradores deste blog) é a personagem mais mal interpretada das histórias de encantar - então a senhora constroi uma casa de sonho e chegam dois putos ranhosos e começam a come-la (à casa não a bruxa) e ela não tem o direito de se vingar????
Enfim, se tem saudades das personagens dos contos de fadas e não se importam de os ver como nunca viram não percam esta excelente série....