Do grupo de escritores que descobri nos meus 25/26 anos há uma SENHORA ESCRITORA que destaco: LÍDIA JORGE!
O primeiro livro que li dela e me despertou um amor imediato foi "O Jardim Sem Limites" que devorei em muito pouco tempo e num curto espaço de semanas seguiram-se "O Vale da Paixão",
"O Cais das Merendas" e "O Dia dos Prodígios" e o inevitável "A Costa dos Murmúrios".
De todos aquele que provavelmente mais me marcou foi este excelente "O Cais das Merendas".

Este livro conta de forma magistral as mudanças que se fizeram sentir no mundo rural após o 25 de Abril. Através dos olhos dos funcionários de um hotel do Sul do país que tem de se confrontar com novas e inesperadas situações, uma mudança profunda no seu modo de vida. Um processo que com o tempo lhes vai transformando os seus hábitos e cultura. No Inverno quando o hotel se encontra vazio os diferentes personagens que desfilam pela narrativa reúnem-se em "parties" e "barbecues" onde no meio do álcool tentam recuperar a sua própria língua e tradições.
Uma história sobre a luta intima entre o desejo de se modernizar e o de se manterem fieis às suas tradições. E nessa luta assistimos ao desfilar dos seus medos, inseguranças...
Um dos melhores livros portugueses dos últimos 50 anos. Sem exagero.