Excerto do texto de apresentação na contra-capa desta "obra-prima":"(...)Com base numa nova interpretação de antigos mapas e documentos, o autor revisita a história do «navegador de dois mundos» e da «descoberta» da América. Aquilo que se afirma neste livro nunca antes foi dito em cinco séculos de publicações colombinas (...)"
PUDERA!!!!!
São mais de 300 páginas de puro delírio e fantasia.
Porra, eu não sou historiador. Mas sei, como todos nós sabemos de certos aspectos da vida do Grande Almirante. É sabido que antes de apresentar aos Reis Católicos o seu famoso projecto de atingir a India navegando para Ocidente, Colombo tentou apresentar esse projecto ao Rei D. João I que se recusou a patrocinar essa expedição. Ora a acreditar no autor, desde a primeira hora foi intenção quer de Colombo quer do seu (supostamente secreto) apoiante e patrocinador o papa Inocêncio VIII, propor essa expedição aos Reis Católicos. E as recusas do Rei português desaparecem da História.
E provas?
Supostamente o autor um renomado e prestigiado historiador passou quinze anos (QUINZE) a recolher dados e a preparar a obra e não apresenta uma única prova daquilo que afirma.
Teorias - muitas. Algumas é certo assentes em factos conhecidos e provados, outras pura fantasia e sem apresentar uma única prova. (como o suposto parentesco Colombo/Inocêncio VIII, conclusão a que chegou ao comparar retratos dos dois).
Alterou o local de nascimento do navegador sem explicar como chegou a essa conclusão - embora seja reconhecido que os documentos que se usaram para provar o nascimento de Colombo em Génova são falsificações. Falsificações surgidas no período de unificação de Itália e em que o país precisava de um herói nacional.
Prova-se que ele não nasceu em Génova, arranja-se outra história. Desde que ele se mantenha italiano. Caramba querem que ele seja italiano - porreiro; chinês - por mim tudo bem; francês, inglês, russo - para mim tanto faz, mas se vão tentar mudar a História apresentem factos devidamente fundamentados e provas, não apenas teorias apresentadas como verdades provadas e coincidências. E por favor não omitam os poucos factos conhecidos sobre a vida de uma das mais importantes figuras da História Universal.
Queremos provas não teorias fabulosas e destrambelhadas.
Este livro um livro supostamente de Historia é pura ficção e, o que é pior, ficção da piorzinha que me passou pelas mãos em muitos anos.