«Uma erupção de talento.»
The Scotsmann

Está bem, é verdade a senhora tem um nome quase impossivel de dizer, mas o que importa é a historia e essa é extraordinaria...
E se há algo que me assusta nestes livros é que sempre nos passaram a ideia que o pessoal da Europa do Norte é muito civilizado e pacifico e educado e todas essas coisas e depois lemos os livros policiais que eles escrevem e dá nisto os "gajos" afinal ainda são piores que os outros....
«A resposta irlandesa a Stieg Larsson.»
The Daily Telegraph
Trinta anos após a mais sensacional erupção vulcânica da Islândia, nas Ilhas Westland, foi permitido aos antigos habitantes revisitarem os seus lares soterrados pela cinza e pela lava.
Markus Magnusson descobriu na cave da sua casa de então três cadáveres e várias cabeças. Quando interrogado pela polícia, declarou que, a pedido de uma amiga de infância, fora recuperar uma caixa que aí tinha escondido 30 anos atrás, pouco tempo antes da fuga da catástrofe. Mas eis que a amiga é assassinada antes de poder desvendar o conteúdo da tal caixa.
Este é o ponto de partida para uma empolgante investigação policial da advogada Thóra Gudmundsdóttir, que irá encontrar muito segredos de família e fantasmas que continuam a assombrar a chamada Pompeia do Norte.