
Jesus o Bom e Cristo o Patife é uma fábula sobre a vida do Messias, uma reinvenção (ou releitura - se preferirem) do Novo Testamento.
Neste pequeno e delicioso livro Pullman conta-nos a vida de dois irmãos Jesus e Cristo e de como eles se tornaram um e a base da fundação de uma religião que dominou o mundo.
«Esta é a história de Jesus e do seu irmão Cristo, de como nasceram e viveram e de como um deles morreu. A morte do outro não pertence a esta história.» Neste romance fascinante, Philip Pullman desdobra em duas a personagem central de um dos mais célebres mitos do mundo ocidental. Jesus é um pregador imbuído de fé e intransigente nos princípios; o seu gémeo, Cristo, inventa milagres e compõe uma narrativa sobre a qual se edificará o poder da Igreja.
Que fique bem claro, em momento algum o autor coloca em causa Jesus o que ele coloca em causa é a forma como a mensagem de Jesus é interpretada e utilizada para os interesses da igreja...
É uma espécie de catecismo moderno. Um livro com muito humor mas e ao mesmo tempo um livro sério... a ler sem preconceitos.