
Conforme combinado entre os autores deste blog vamos (tentar) recomeçar a levar isto a sério e ver se publicamos aqui sugestões pelo menos uma vez por mês. Já que pelo menos um dos meus queridos colegas já fez a sua parte cá vai a minha.
E vou para um clássico da literatura universal - e uma releitura recente.
"O Monte dos Vendavais" de Emily Bronte.
Lançado em 1847, foi o único romance da escritora britânica Emily Brontë. Hoje considerado um clássico da literatura inglesa (e universal), recebeu fortes críticas no século XIX. Teve várias adaptações para o cinema, e para televisão, e está na origem de uma canção de sucesso: Wuthering Heights, composta e interpretada por Kate Bush, uma das faixas do álbum The Kick Inside, de 1978.
Toda a história, com poucas excepções, é contada pela testemunha ocular de todos os acontecimentos, uma governanta chamada Helen Dean, ao locatário da propriedade Granja da Cruz dos Tordos, em Gimmerton, Yorkshire, enquanto este se encontrava adoentado.
O patriarca da família Earnshaw resolve fazer uma viagem e lá resolve adoptar um pequeno órfão, que todos acham ser um cigano, ao qual chamam Heathcliff porém sua procedência não é revelada em nenhum momento da narrativa. Toda a afeição que o pai logo demonstra pelo menino cria ciúmes no seu filho legítimo Hindley, que acha que está a perder a afeição do pai para o menino. A sua irmã, Catherine, também se afeiçoa a Heathcliff. Quando o Sr e Sra Earnshaw morrem, Hindley sujeita Heathcliff a várias humilhações. Este passa a ficar bruto e melancólico. Apesar do amor entre ele e Catherine, ela decide casar com Edgar Linton, por este ter melhores condições de sustenta-la que Heathcliff.
Heathcliff sai do Monte dos Vendavais e, quando volta, está rico, chamando a atenção de Catherine e despertando ciúmes ao seu marido. Catherine tem uma filha de Edgar e morre logo em seguida. Heathcliff resolve vingar-se de Edgar e de Hindley.
Primeiro casa com Isabel, irmã de Edgar. Pouco depois, Isabel lamenta ter-se casado com Heathcliff, e tem um filho chamado Linton, enquanto estava longe de seu marido. Hindley cai no vício do jogo e da bebida e perde todos os seus bens para Heathcliff. O filho de Hindley (Hareton) consequentemente, fica sem herança -- mas apesar disso, considera Heathcliff uma pessoa de alta moral, não permitindo que se fale mal dele. Antes da morte de Edgar, Heathcliff casa Linton e Cathy (filha de Catherine e Edgar). Cathy descobre-se sem bens, quando seu marido Linton morre e Heathcliff apresenta um testamento onde seu filho lhe passava tudo quanto possuía. Pensando já ter alcançado a sua vingança, percebe nos últimos descendentes das casas da Granja da Cruz dos Tordos e do Monte dos Vendavais o olhar de seus antepassados e a paixão entre os dois, morrendo só em sua loucura e solidão. Como último desejo é enterrado junto com Catherine, seu grande amor... e deste dia em diante muitos juram ver sempre um casal vagando pelas charnecas do Morro...
Na minha opinião uma das mais belas histórias de amor alguma vez escritas - embora um pouco sombria. Um livro não apenas sobre amor e vingança mas muito mais.
Um livro que todos deviam ler...
Sem comentários:
Enviar um comentário