
Aqui há uns anos tropecei por acaso num livro de que gostei imenso e que se chamava: "O Historiador" um livro que me prendeu. Há dias tive o prazer de encontrar numa livraria um livro da mesma autora.
O livro chama-se "Os Ladrões de Cisnes" e a autora Elizabeth Kostova.
O psiquiatra Andrew Marlow tem uma vida pacata e organizada, compensando a solidão com a dedicação ao trabalho e ao passatempo da pintura. Esta ordem é destruída quando o célebre e carismático pintor Robert Oliver ataca um quadro na Galeria Nacional e se torna seu paciente.
Internado numa instituição psiquiátrica, o pintor remete-se ao silêncio absoluto e recusa-se a revelar as razões que o levaram a atacar a obra de arte que retrata o corpo nu de uma mulher subjugada por um grande cisne branco. A única coisa que Oliver faz é desenhar repetidamente a figura misteriosa de uma bela mulher vestida à moda do período vitoriano.
Desesperado por compreender o segredo que atormenta o génio, o psiquiatra embarca numa viagem que o leva a conhecer as mulheres da vida de Oliver e a descobrir um trágico segredo esquecido há mais de cem anos. À entrada do labirinto, Marlow não sabe ainda que também ele será acometido por uma estranha obsessão.
Mais do que uma história é um conjunto de três histórias ligadas entre si e que a autora vai contando com um talento assombroso. Desde finais do Séc. XIX até aos nossos dias as histórias que a autora conta fundem-se numa trama única tendo um quadro como elo de ligação.
De um lado a história de Robert Oliver, contada pelas mulheres que o amaram e que viveram com ele durante anos... de outro lado a investigação levada a cabo pelo psiquiatra Andrew Marlow na tentativa de tratar Oliver... e ainda a verdadeira história por trás do quadro que Oliver atacou e a misteriosa mulher que ele insiste em retratar.
Um excelente livro, embora por vezes um pouco previsível... mas ainda assim excelente!
Sem comentários:
Enviar um comentário