






OK já vos estou mesmo a ouvir dizer que estou a escrever sobre livros que já "passaram de moda" livros que toda a gente (ou quase toda a gente) já leu. Pessoalmente conheço três ou quatro pessoas - com hábitos de leitura - que ainda não os leram.
A verdade é que, como eles (os que não leram) eu estava um pouco reticente em lê-los, talvez precisamente pelo imenso sucesso que os livros tiveram. Ao contrário da maioria das pessoas eu não costumo avaliar um livro pelo sucesso de vendas. E temos bons exemplos disso (Dan Brown, Margarida Rebelo Pinto, Paulo Coelho...).
A verdade é que com pouco para ler em casa comecei a ler os exemplares do meu irmão e confesso uma coisa: Estou a gostar!!??!! mas com alguns reparos os três primeiros livros (na minha opinião) não justificaram o sucesso que a autora alcançou. A gente até podia dizer que sendo uma série o primeiro serve para apresentar as personagens ok, de acordo mas e os outros dois? É que só a partir do final do quarto livro é que a história ganha algum fôlego e interesse e isso é o mesmo que dizer que a autora gastou os três primeiros livros quase para nada.
E a história soa a algo que já li ou vi em qualquer lado e agora não me lembro. Mas não se pode dizer que seja original.
Mas mesmo assim vai dando para passar o tempo e é apesar de tudo uma leitura agradável.
Não é uma obra-prima (de todo)... não justifica a loucura que se gerou em torno dos livros (uma excelente manobra publicitaria)... mas dá para ler...
4 comentários:
Agora estamos numa de Harry Potter?
Deixa-te estar que não és o único depois de longas insistências por parte da fã nº1 também os estou a ler... mas ainda só vou no quinto e realmente tens razão só lá para o meio do quarto livro é que a história começa a valer a pena.
em primeiro lugar:
Diogo - não consigo concordar contigo eu gostei de TODOS os livros. Acho que a maneira como as histórias se encadeiam tem uma certa lógica e está muito bem escrito e algum mérito há-de ter para ter vendido tantos livros.
em segundo lugar:
Mário - sou fã dos livros do Harry Potter e daí? Se há um livro que faça o pessoal mais jovem começar a ler então só tenho de aplaudir.
Se não gostas podes devolver-me os livros agora mesmo...
Beijinhos
Eu não disse que não gostei... disse que estou de acordo com o Diogo e que só a partir do quarto livro é que a história começa a valer a pena... mas seja como for não é nenhuma obra prima da literatura...
Quanto ao facto de ter vendido imenso como o Diogo referiu e bem também a Margarida Rebelo Pinto o Dan Brown e outros venderam e não é por isso que os livros são bons (principalmente no caso da Margarida).
Quanto ao ponto de despertar muita malta nova para a leitura também eu aplaudo aqui entre nós acho preferivel começar com os livros dela do que como faziam "nos antigamentes" com os clássicos gregos e latinos que são para a malta de hoje intragaveis.
Eu tenho de concordar que a autora fez com que muita gente começasse a ler livros... mas não é por aí que se pode falar em mérito literário da autora.
Os livros não são nada do outro mundo e como eu disse não é muito original... eu continuo a dizer que já vi uma história daquelas em qualquer lado.
livros para jovens talvez fosse melhor (eu pelo menos preferi) a trilogia dos mundos paralelos do Philip Pulman.
Enviar um comentário