
Um excelente romance que mistura factos reais com ficção...Pode-se quase falar num romance histórico/policial/mistério...
Por um lado o livro retrata a luta em que se viram envolvidos alguns dos maiores poetas americanos do final do séc. XIX para conseguirem efectuar e publicar a primeira tradução americana da "Divina Comédia" de Dante.
E por outro lado temos os crimes que assolam a cidade de Boston em que as vitimas sofrem os castigos descritos por Dante no seu livro.
«Corria o ano de 1865 em Boston. Os génios literários do Clube de Dante - Henry Wadsworth Longfellow, Dr. Oliver Wendell Holmes e James Russell Lowell, juntamente com o editor J. T. Fields - poetas e professores de Harvard - terminam a primeira tradução americana da Divina Comédia e preparam-se para revelar ao Novo Mundo as notáveis visões de Dante. Os poderosos de Harvard esforçam-se por manter Dante na obscuridade, já que julgam que a infiltração de superstições estrangeiras nos espíritos americanos é tão prejudicial como a chegada dos imigrantes ao porto de Boston. Os membros do clube de Dante esforçam-se por manter viva uma sagrada causa literária, mas os seus planos fracassam quando surge uma série de assassínios em série em Boston e Cambridge. Apenas este pequeno grupo de eruditos se apercebe de que os crimes arrepiantes são baseados nos castigos do Inferno do "Inferno" de Dante.»
É engraçado imaginar estes respeitáveis senhores a viverem as aventuras descritas no livro mas é de louvar toda a detalhada reconstrução da cidade e da sociedade de Boston nos anos que se seguiram à Guerra Civil Americana.
Um livro surpreendente...
«Desde O Nome da Rosa, de Umberto Eco, não tinha havido nenhum romance tão documentado que obtivesse um êxito internacional como O Clube de Dante com investigação, imaginação e história em partes iguais e seguindo a mesma trajectória.»
- The Observer
«A utilização engenhosa de pormenores e motivos da Divina Comédia e o retrato vivo da cultura literária da Nova Inglaterra após a Guerra Civil distinguem este primeiro romance histórico de mistério...»
- Kirkus Reviews
«Um romance culto e muito bem documentado.»
- Manuel Rodríguez Rivero, ABC
Sem comentários:
Enviar um comentário