
O testemunho dos primeiros anos de vida de uma das mais importantes figuras da história do século XX.
Um relato dos primeiros 30 anos de vida escrito na primeira pessoa por aquele que comandou os destinos do Reino Unido durante a 2.ª Guerra Mundial.
Os anos de infância, a escola, a carreira como militar, correspondente de guerra e escritor (haveria de ganhar o Nobel da literatura em 1953).
Ao contrário de tantas biografias e autobiografias Winston Churchill adopta uma linguagem simples para descrever os momentos mais importantes da sua vida, recorrendo por vezes aos textos escritos na época para não ser traído pela memória.
Desde as dificuldades de aprendizagem na escola até à entrada para o exercito, a participação nos principais cenários de guerra (como militar e como correspondente de guerra) em que o Reino Unido participou nos finais do século XIX, a primeira eleição (perdida) para a câmara dos comuns e a sua chegada a essa mesma câmara. Ele fala de tudo, relembra situações e pessoas. Tudo numa escrita simples e clara que cativa o leitor.
Acima de tudo um relato de uma época que desapareceu há muito tempo.
As descrições das diferentes batalhas em que esteve envolvido reflectem bem o entusiasmo de um jovem com sede de batalhas e de heroísmo, numa altura em que a guerra era levada a cabo por "cavalheiros".
Mesmo quando, por vezes, se desvia do assunto que aborda, divagando para temas e acontecimentos posteriores (relativos quer a pessoas quer a situações - o que dá ainda maior cor ao relato), nunca perde o contacto com os factos que relata.
Claro, conciso sem nunca esconder os seus medos, dúvidas e incertezas (o que é sinal de uma força e honestidade intelectual superior).
É um relato que ajuda a compreender uma das mais importantes e marcantes figuras da história.
A não perder.
Sem comentários:
Enviar um comentário