Não vou discordar. Antes pelo contrário não me lembro de quase nenhum filme que seja adaptado de um livro que tenha lido que possa dizer: «Era isto mesmo. Era o que eu esperava ver.» - ou algo do género.
E é quase sempre uma miséria. Desde livros que servem apenas de inspiração como foi o caso do excelente "A Tia Júlia e o Escrevedor" do Mário Vargas Llosa que inspirou um filme fraquinho chamado no original "Tune in Tomorrow". Nem me lembro do titulo em português tão traumatizado fiquei. Mudarem a história de Lima no Peru para Nova Orleães ainda vá que não vá mas porém o Keanu Reeves a fazer de Vargas Llosa (que no filme também tem outro nome...) isso é que não.


Já Steinbeck foi adaptado com alguma mestria mas e mesmo se os filmes seguem o mais fielmente possível os respectivos originais, mesmo se é interpretado por grandes actores há sempre alguma coisa que se perde na transição do livro para o cinema.
Que fique bem claro: adorei os livros (Steinbeck é um dos meus escritores de eleição) e adorei os filmes mas há algo que não está bem... e ainda não descobri exactamente o quê.




O Perfume de Patrick Suskind foi um filme que me surpreendeu pela positiva já tinha lido o livro a um par de anos quando vi o filme e mesmo sendo bastante inferior ao livro é um excelente filme mas este é um daqueles livros impossíveis de adaptar ao cinema. Pelo menos enquanto não fizerem filmes com cheiro...


Como disse Deus na sua postagem «"Contacto" ao fazerem um filme politicamente correcto fugiram ao debate ciência/religião que era no fundo a alma do romance de Sagan». Visualmente é um filme bonito mas falta-lhe alma e conteúdo... tudo o que conseguiram tirar da história de Sagan.


Chuc Palahniuk não é propriamente um escritor fácil de ser adaptado ao cinema. As suas personagens são demasiado complexas psicologicamente e isso quase nenhum actor consegue transmitir no cinema.
A não ser que se junte um dupla genial (David Fincher a realizar e Edward Norton a interpretar) "Clube de Combate" foi um daqueles raros filmes que correspondeu ao original sem perder qualidades (só o final é diferente e aí haja o que houver o do livro é muito superior). Já o "Asfixia" deixou-me desiludido falhou e muito...



Estes dois clássicos da ficção cientifica só despertam dois sentimentos ou se adora ou se detesta. E eu adorei. há diferenças é certo mas como livro e filme foram feitos em conjunto são poucas e quase nem se dá por elas...




Este só o ponho aqui para fazer a vontade à minha esposa (eu não gostei nem do livro nem do filme - que confesso não cheguei a ver totalmente) mas a Mariana adorou um e o outro...


Este era um daqueles livros que eu julgava impossível de adaptar ao cinema. Fosse pelo tamanho, fosse pela história, o cenário e as personagens.
É verdade que Peter Jackson teve de cortar uma ou outra cena e adaptar uma ou outra... mas no geral está lá a história que interessa contar (ou as histórias).
Mas mais uma vez e devido ao tamanho e aos cortes os livros continuam a ser superiores aos filmes (e os filmes são geniais).




O senhor Grangé é um génio, provavelmente o escritor francês que mais livros vendeu nos últimos anos. Mas as adaptações dos livros dele ao cinema são lamentáveis... mesmo com ele a colaborar na adaptação.
"Os Rios de Púrpura", o "Império dos Lobos" e "O Concílio de Pedra" são excelentes livros, são excelentes filmes. Mas muito diferentes entre si... demasiado diferentes.
E os livros são muito superiores aos filmes.





Mas em Portugal também há exemplos (mas vou dar apenas dois) "A Balada da Praia dos Cães" um excelente livro que deu um excelente filme e uma interpretação assombrosa do Raul Solnado.


Já a "Crónica dos Bons Malandros" de Mário Zambujal é um excelente livro que deu um filme de M***** (desculpem lá a linguagem!!) até hoje choro o dinheiro que paguei por aquele DVD...


5 comentários:
É verdade que a maiioria dos livros superam sempre os filmesmesmo quando dão bons filmes.
Eu sei que não dava para por todos aqui - até porque não há espaço, paciencia e tempo - mas deixaste de fora alguns casos sérios.
Os filmes da série Harry Potter!!!
apesar de achar que esta postagem foge um pouco ao tema habitual gostei bastante.
há alem disso livros que não li (e filmes que não vi) mas que fiquei com curiosidade de ler - os do Grangé e do Palahniuk que vocês já mencionaram anteriormente e que desconheço por completo.
E tenho de concordar que a adaptação da "crónica dos bons malandros" também me deixou doente mas pelo menos não comprei o DVD...
Parabens pelo blog que está bastante bom...
Se não conhece os dois autores (Grangé e Palahniuk) aconselho-o a descobri-los rapidamente são geniais.
e em brave vamos postar aqui sobre ele com mais pormenor: é uma promessa.
postagens sobre o Palahniuk e o Grangé!!!!!
A admiração é ainda não o terem feito. Raio de fans incondicionais...
E já agora faltou falar aí de um filme que eu sei que tanto o César como o Mário não gostaram muito: "A Bussola Dourada"
até hoje não houve um filme que eu tivesse visto depois de ler o filme que eu achasse que estava um trabalho excelente. mesmo "o senhor dos anéis" apesar de tudo falhou em muitos detalhes (a maneira como Merry e Pippin se envolvem na aventura é uma traição à visão de Tolkien da amizade entre os hobbits )
o "clube de combate" nunca li por isso não sei se está bem ou mal adaptado e os do grangé só vi e li "os rios de purpura" e fiquei demasiado decepcionado com o filme
e de "contacto" prefiro nem falar achei vergonhoso o modo como assassinaram esse livro
Enviar um comentário