E dos muitos autores do género que tenho devorado ao longo dos anos poucos me prenderam tanto a atenção como ROBERT SILVERBERG. Podia estar aqui a enumerar obras e prémios e tecer louvores a tarde toda mas penso que basta dizer que começou a publicar livros nos anos 50 e nunca mais parou.
Dos livros dele aquele que mais me marcou foi talvez este "INVASORES TERRESTRES" (Invaders from Earth) publicado originalmente em 1958.

E acho que gostei por ser o contrário do que é habitual neste género. Não é a Terra a ser invadida por uma qualquer raça ávida de terras ou recursos mas são os terrestres quem se prepara para invadir um planeta habitado (Ganímedes uma das luas de Júpiter) para se apoderar das suas riquezas naturais.
O autor conduz-nos com mão de mestre por todo o processo de preparação da invasão desde o seu planeamento até à execução.
A Empresa de Desenvolvimento e Exploração Extraterrestre, na primeira viagem de exploração de Ganímedes, descobriu uma raça extraterrestre e fabulosas jazidas de minerais radioactivos no planeta. Para as poder explorar contratam uma empresa de relações publicas para mostrarem os inofensivos habitantes do planeta como uma ameaça à Terra.
Uma obra assustadora, mas convincente, sobre os poderes da mistificação e da manipulação da consciência, narrada com ímpeto e mestria. "Invasores Terrestres", ou o poder da mentira!
Sem comentários:
Enviar um comentário