
Aqui há dias falei aqui de um livro - o primeiro de uma trilogia - que adorei e que devorei como um louco, hoje deixo aqui uma comentário ao resto da trilogia:
MAGNIFICA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Comecemos por este segundo volume "A Rapariga que Sonhava com uma Lata de Gasolina e um Fósforo".
Passou-se um ano desde os acontecimentos descritos em "Os Homens que Odeiam as Mulheres", Mikael Blomkvist continua com o seu trabalho na revista Millennium e Lisbeth Salander desapareceu do mapa durante um ano.
Na mesma altura que Lisbeth regressa à Suécia um jovem jornalista, Dag Svensson, contacta a Millennium com uma história sobre prostituição e trafico de mulheres. Quando Dag Svensson e a namorada, Mia Bergman aparecem mortos todas as pistas apontam para um responsável: Lisbeth Salander. E quando o corpo do seu tutor é encontrado junta-se mais um corpo à lista.
Neste segundo volume da trilogia Millennium, Lisbeth Salander é assumidamente a personagem central da história ao tornar-se a principal suspeita de dois homicídios. A saga desenvolve-se em dois planos que se complementam e só a solução do primeiro mistério trará luz ao segundo: Há que encontrar os responsáveis pelo tráfico de mulheres para exploração sexual para se descobrir por que razão Lisbeth Salander é perseguida não só pela polícia, mas por um gigante loiro de quem pouco se sabe.
E já agora: Quem é o misterioso Zala que parece orbitar todas as cenas de crime mas que ninguém conhece? E qual a sua relação com Lisbeth?
"A Vingança é uma força poderosa" Lisbeth Salander

Ao contrário do primeiro livro que se podia ler sozinho e constituia uma narrativa independente este é a continuação do anterior começando no ponto onde o outro terminou.
Neste livro - o último da trilogia - todas as pontas que ficaram soltas nos volumes anteriores são resolvidas. Lisbeth surge envolvida num mistério. Sobre ela recaem complicadas acusações, o que leva as autoridades a isolá-la completamente do mundo exterior.
Lisbeth, capturada pela Justiça, vai sofrer o processo de acusação e o julgamento em tribunal. Grande parte do livro revolve sobre os preparativos para esse julgamento, preparativos quer pela acusação que a quer condenar, quer pelos amigos (liderados por Mikael) para a ilibar... e fazer condenar os verdadeiros culpados.
Lisbeth Salander sobreviveu aos ferimentos de que foi vítima, mas não tem razões para sorrir: o seu estado de saúde inspira cuidados e terá de permanecer várias semanas no hospital, completamente impossibilitada de se movimentar e agir. As acusações que recaem sobre ela levaram a polícia a mantê-la incontactável. Lisbeth sente-se sitiada e, como se isto não bastasse, vê-se ainda confrontada com outro problema: o pai, que a odeia e que ela feriu à machadada, encontra-se no mesmo hospital com ferimentos menos graves e intenções mais maquiavélicas…
Entretanto, mantêm-se as movimentações secretas de alguns elementos da Säpo, a polícia de segurança sueca. Para se manter incógnita, esta gente que actua na sombra está determinada a eliminar todos os que se atravessam no seu caminho.
Mas nem tudo podia ser mau: Lisbeth pode contar com Mikael Blomkvist que, para a ilibar, prepara um artigo sobre a conspiração que visa silenciá-la para sempre. E Mikael Blomkvist também não está sozinho nesta cruzada: Dragan Armanskij, o inspector Bublanski, Anika Gianini, entre outros, unem esforços para que se faça justiça. E Erika Berger? Será que Mikael pode contar com a sua ajuda, agora que também ela está a ser ameaçada? E quem é Rosa Figuerola, a bela mulher que seduz Mikael Blomkvist?
3 comentários:
para quem ainda não leu nenhum destes livros (e concordo com o autor da postagem - são excelentes) deixo aqui uma sugestão.
Vi aqui há dias na Bertrand (não sei se há noutras livrarias) um pack com os três livros.
Aproveitem que vale a pena
Só imagino o que seria desta série se ele não tivesse morrido sem acabar a série...
Sabiam que estavam previstos dez liros?
Mas é (mais uma) excelente sugestão
os senhores da Bertrand também me fizeram essa sugestão... quando fui comprar o último livro da série!!! Não me podiam ter dito mais cedo.....
Mas para quem vai começar a ler é uma excelente opção.
E tenho de agradecer ao César não ter feito como uns e outros que se poem a citar partes que eu ainda não li...
Enviar um comentário