E se o Mal se apresentasse ante nós sob a forma de um anjo?
E se o Bem se apresentasse ante nós sob a forma da besta?
E se não houver Mal nem Bem?
Um avião explode numa manhã de Inverno sobre o canal da Mancha. Como poderia alguém sobreviver? Impossível. Ou então por intervenção divina...
O facto é que sobrevivem: Gibreel e Saladin dois actores que viajam para Londres,(o primeiro a mais brilhante estrela do cinema indiano; o segundo um discreto actor de sucesso em Inglaterra) flutuando entre corpos e destroços, caminhando sobre as águas até atingirem vivos uma pequena praia.
A partir daí ambos os personagens sofrem uma profunda transformação não apenas física(Gibreel adquire cada vez mais características que o identificam com um anjo[incluindo a aureola] enquanto Saladin se transforma numa criatura de pesadelo meio-homem meio-bode uma personificação do demónio), como também psicologica.
Acabando os dois por representar a eterna luta entre o bem e o mal.
Mas há mais. O retrato vivido das comunidades emigrantes na Londres do governo de Margareth Tatcher. Os sonhos que atormentam as noites de Gibreel(Mahound; o Imã Exilado; Ayesha ...) e que o conduzem atravez da historia.
Um livro que valeu a Rushdie a condenação à morte por parte das autoridades iranianas e do seu lider espiritual. (Quanto a mim não tanto pelas blasfemias ao Profeta, como foi acusado - mas pelas criticas ao ayatollah Khomeini - o Imã Exilado).
Enfim um livro magnifico.
Uma obra magistral de um dos melhores escritores do nosso tempo.
2 comentários:
Nobel para o Rushdie JÁ!!!
Quem escreve "os filhos da meia noite" "o Último suspiro do mouro" "o chão que ela pisa" só pode ser bom.
Se juntarmos "Shalimar, o palhaço" "vergonha" "oriente, ocidente" "furia" e claro "os versiculos satanicos" encontramos um génio.
o melhor escritor do mundo
concordo. um AUTOR incompreendido ´devido aos seu apurado sentido crítico e capacidade visionária. úm por menor de que só me apercebi algum tempo depois de o ter lido. Uma forte intertextualidade com Kafka e "A Metamorfose".
csd
Enviar um comentário