Descobri que uma das vantagens de escrever neste blog é: se me queixar que me falta um livro, que queria encontrar um livro que não encontro em lado nenhum ele acaba por aparecer caído do céu.
Aqui há uns tempos queixei-me que nunca tinha encontrado os livros "Clarissa" e "Caminhos Cruzados" do Erico Veríssimo e depois de alguns dias o Marcelo fez-me chegar às mãos, não apenas estes dois livros como ainda:"Olhai os Lirios do Campo", a trilogia "O Tempo e o Vento", "O Senhor Embaixador" e "O Prisioneiro" - todos do mesmo autor.
Por isso Marcelo muito, mas mesmo muito obrigado!!!!!!!!
Publicado em 1933 Clarissa é o romance de estreia deste autor brasileiro nele conhecemos Clarissa que virá a estar presente em muitos dos romances da primeira fase da carreira de Veríssimo.
Natural de Jacarécanga Clarissa, uma jovem curiosa de treze anos, estuda em Porto Alegre onde vive na pensão de uma tia. Pouco dada aos estudos é constantemente vigiada e repreendida pela tia o que faz aumentar as saudades da liberdade do campo de que usufruía na fazenda de seus pais. Entretêm-se a observar as pessoas que giram à sua volta: os hóspedes da tia e quem vive na vizinhança. A traidora esposa de Barata, Ondina, Amaro, o músico triste e contemplativo, o distraído major, a conservadora tia e o seu marido que se encontra desempregado, a família rica que mora ao lado e a viúva que tem um filho mutilado, Tonico, que ficou sem as duas pernas em consequência de um acidente de viação, que sonha em marchar com exércitos e que acaba por morrer são algumas das personagens que lhe chamam a atenção. Clarissa acaba por voltar para casa dos pais deixando Amaro ainda mais triste pois estava secretamente apaixonado pela jovem, inocente e bela moça.
Podemos ver aqui um contraponto entre Clarissa ("claridade", "luz") e Amaro ("amargo").
o gosto pelo rigor da descrição, pela minúcia da fotografia, manifestasse como característica que o acompanharia sempre. Sua fidelidade à vida tal como ela é em toda a multiplicidade de variados aspectos, inclusive aqueles que se apresentam sórdidos e desagradáveis.
Trata-se de uma composição realista que assegura a veracidade do cenário retratado e dos seres que nele se movimentam. O romancista não se impõe às personagens; ao contrário, prefere ver o mundo através das personagens; e isso as faz viver como gente de carne e osso.
O universo de Clarissa, dependendo do ângulo em que observamos, pode ser muito limitado ou infinitamente amplo em sugestões e promessas. Na verdade, está circunscrito no estreito território da pensão da Tia Zina e sua população pequeno-burguesa consumida na luta inglória pelo ganha-pão de cada dia. Entretanto, a presença de Clarissa amplia pouco a pouco a significação desse cenário, porque a narrativa se organiza em torno de seu desdobramento psicológico, e o que de fato interessa é a sua descoberta em relação aos seres e às coisas que a cercam. Imperceptivelmente, o autor se dissimula, quase escondendo-se num segundo plano, e deixa que a revelação do mundo observado se apresente através das surpresas, dúvidas e curiosidades que preenchem a consciência de Clarissa. Assim, fica aberto um caminho que permite a passagem da simples fotografia para o romance psicológico, de maneira que o leitor já não perceba a história como coisa "armada", sentindo-a antes como parte integrante de uma experiência vivida.
A "naturalidade" do relato guarda esse atributo indispensável à grande ficção de onde nasce o verdadeiro mundo das personagens: a possibilidade de existir na realidade. Este segredo do romancista é a prova da sua sensibilidade diante do assunto extremamente complexo que escolheu - o mundo banal e opaco de todas as horas, redescoberto através da perspectiva (meio lógica, meio fantástica) da adolescência:
"...sobre uma coluna de madeira escura, a um canto da sala rebrilha o aquário. Pirolito está agitado. Será que a luz elétrica o assusta? Clarissa se aproxima do vaso de cristal. Agora nota que a água parece toda cheia de rebrilhos. A janela, as lâmpadas elétricas, os móveis da sala, tudo se reflete no aquário."
Ultrapassando o perigo, Érico Veríssimo preferiu que Clarissa, ela própria, o conduzisse entre coisas que vão aparecendo no fluxo da descoberta. O mundo juvenil, povoado de sonhos e fantasias, possuía uma peculiaridade inconfundível: estava todo ele "refletido no aquário", mudando o desenho a todo momento, metade de cada coisa revelada e a outra metade ainda interrogável na sombra. A realidade teria de ser captada no contorno do aquário, respeitando o mistério do universo de Clarissa que só a ela pertence. Se trata, basicamente, de um problema de linguagem, isto é, encontrar a linguagem que narre a consciência fantasiosa de Clarissa e, ao mesmo tempo, preserve a sua identidade, sem se confundir com a perspectiva adulta e racional do seu criador.
Clarissa é a história límpida e serena de um ano de vida de uma criança que se faz mulher. "Na monotonia cotidiana da pensão de sua tia Zina", escreve um dos críticos que melhor compreenderam o sentido deste romance, "ela é um raio de sol, uma mancha rutilante de alegria. É a poesia da vida no meio do realismo mesquinho. Nela, tudo encanta porque tem a inocência que a angeliza, e o sabor das coisas naturais que ainda não sofreram as deformações da sociedade... Clarissa é qualquer coisa de agreste e puro. Clarissa é música e é poesia. Menina e moça - olhos abertos para o mistério sa vida. alma que amanhece."
Clarissa é uma jovem de 13 anos que mora na pensão da tia enquanto estuda em Porto Alegre. Ela é uma jovem curiosa, descobrindo o mundo, a adolescência e a vida. Não gosta muito de escola, sente saudades da fazenda em sua cidade natal, Jacarecanga e observa as pessoas que moram na pensão da tia e na vizinhança: Ondina, a infiel esposa de Barata; Amaro, o músico triste e contemplativo; o distraído major; a conservadora tia e seu desempregado marido; a família rica que mora ao lado e a viúva com o filho mutilado. Este último, Tonico, perdeu as duas pernas num acidente de bonde e sonha em marchar com exércitos. Frágil, acaba morrendo. Quanto a Amaro, este sempre contempla Clarissa, sua juventude, sua inocência, sua beleza aflorando da menina que vai se tornando moça. Clarissa faz 14 anos (e ganha permissão para usar salto alto) e passa na escola. O livro acaba com Clarissa voltando para Jacarecanga (e encontrar o primo Vasco) enquanto Amaro fica triste na pensão a pensar nela. O primeiro romance de Erico Verissimo, Clarissa apresenta um panorama da vida de uma jovem na Porto Alegre de 1932 e começa a história que se estenderá por seus romances da primeira fase.
O romance sempre conta uma história de ficção que seu autor criou a partir das angústias, insatisfações ou alegrias que a realidade lhe ofereceu. As personagens inventadas serão projeções da sua experiência no mundo real transposto para a ficção. Assim, o romancista será bom ou mau romancista justamente na medida em que a sua capacidade de expressão nos faça aceitar como verdadeiro esse mundo que é de pura fantasia, quando as pessoas fictícias nos convençam e emocionem tanto quanto as pessoas "reais". Pois essa é a qualidade maior da Clarissa de Erico Verissimo e também, creio eu, o segredo da comunicabilidade que tenha assegurado o sucesso da sua história junto ao público nos últimos quarenta anos. Clarissa se impõe como pessoa viva, movimenta-se com ritmo e luminosidade, despertando a simpatia do leitor, que passa a dialogar com ela na identificação ou na recordação. No primeiro caso estarão os leitores da sua idade, adolescentes por volta dos quatorze anos, que subitamente se vêem refletidos na complexa psicologia duma menina onde o próprio desenrolar da vida é uma constante descoberta. Os outros somos nós, leitores adultos, mais sérios e exigentes em relação à literatura, que, não obstante, tranformamos a exigência em adesão quando Clarissa representa aquele mundo que já foi nosso, ao qual desejaríamos voltar, repetindo-o mais uma vez.
"Clarissa vai andando aérea, sem esforço, leve, como se tivesse asas. As abas do chapéu bamboleiam, moles, põem-lhe no rosto iluminado uma sombra mansa que lhe vai até o meio do nariz, dividindo-lhe o rosto em duas zonas distintas. Dentro da zona sombria os olhos fulgem. Dentro da zona luminosa os lábios ainda ficam mais encarnados. Clarissa não responde, não ouve, não atende. Anda longe, numa viagem maravilhosa."
Neste livro de 1933, primeiro romance de Erico Verissimo, o gosto pelo rigor da descrição pela minúscia da fotografia, manifesta, como característica que o acompanhará sempre, sua fidelidade à vida tal como ela é em toda a multiplicidade de variados aspectos, inclusive aqueles que se apresentam sórdidos e desagradáveis. Trata-se de uma posição realista que assegura a veracidade do cenário retratado e dos seres que nele se movimentam. O romancista não se impõe às personagens; e isso as faz viver como gente de carne e osso. O universo de Clarissa, dependendo do ângulo em que observemos, pode ser muito limitado ou infinitamente amplo em sugestões e promessas. Na verdade, está circunscrito ao estreito território da pensão de tia Zina e sua população pequeno-burguesa consumida na luta inglória pelo ganha-pão de cada dia. Entretanto, a presença de Clarissa amplia pouco a pouco a significação desse cenário, porque a narrativa se organiza em torno ao seu desdobramento psicológico, e o que de fato interessa é a sua descoberta em relação aos seres e às coisas que a cercam. Imperceptivelmente, o autor se dissimula, quase escondendo-se num segundo plano, e deixa que a revelação do mundo observado se apresente através das surpresas, dúvidas e curiosidades que preenchem a consciência de Clarissa. Assim, fica aberto um caminho que permite a passagem da simples fotografia para o romance psicológico, de maneira que o leitor já não perceba a história como coisa "armada", sentindo-a antes como parte integrante de uma experiência vivida. A "naturalidade" do relato guarda esse atributo indispensável à grande ficção de onde nasce o verdadeiro mundo das personagens: a possibilidade de, existindo como fantasia, também poder ter existido na realidade. Este segredo do romancista é a prova da sua sensibilidade diante do assunto extremamente complexo que escolheu - o nosso mundo banal e opaco de todas as horas, redescobre através da perspectiva (meio lógica, meio fantástica) da adolescência:
"... sobre uma coluna de madeira escura, a um canto da sala rebrilha o aquário. Pirolito está agitado. Será que luz elétrica o assusta? Clarissa se aproxima do vaso de cristal. Agora nota que a água parece toda cheia de rebrilhos. A janela, as lâmpadas elétricas, os móveis de sala, tudo se reflete no aquário."
Tradicionalmente, o romance da adolescência tem sido um desafio para muitos escritores, porque aí torna-se impossível aceitar personagens que falam a mesma língua do autor, pensam e agem como adultos e, irremediavelmente, situam-se fora da nossa capacidade de compreensão. Ultrapassando o perigo, Erico Verissimo preferiu que Clarissa, ela própria, o conduzisse entre as coisas que vão aparecendo no fluxo da descoberta. O mundo juvenil, povoado de sonhos e fantasias, possuía uma peculiaridade inconfudível: estava todo ele "refletido no aquário", mudando o desenho a todo momento, metade de cada coisa revelada e a outra metade ainda interrogável na sombra. A realidade teria de ser capitada, pois, basicamente, de um problema de linguagem, isto é, encontrar a linguagem que narrasse a consciência fantasiosa de Clarissa e, ao mesmo tempo, preservasse a sua identidade, sem se confundir com a perspectiva adulta e racional do ser criador. Conheço poucos que, como ele, tenham alcaçado sucesso nesse empreendimento, ao abordarem personagens adolescentes - um Ferenc Molnár, um Szimond Móricz, um J.D. Salinger, um Otávio de Faria.
Fiel à estrutura da narrativa psicológica e à natureza da personagem, Erico Verissimo optou por um estilo pictórico, no qual as descrições valorizam sobremaneira a visualidade. Tudo se oferece mediante uma infinita gama de variações cromátidas, tonalidades e reflexos que buscam estabelecer, na órbita do cenário físico, o espelho das filigranas psicológicas que compõem a imaginação juvenil. Daí a preferência do romancista, neste livro, pelo adjetivo, pelas imagens que realçam a natureza e integram uma visão caleidoscópica, iluminando o espaço circundante. Justamente sob esse aspecto, o autor de Clarissa evidencia sua vinculação com o panorama literário da época. Se a linguagem pictórica, o estilo cromático, tornam-se um recurso inteligente na elaboração da personagem, não é menos verdade que já pertenciam a uma longa tradição da literatura sulina, que iria alcançar um de seus pontos altos naqueles dias da publicação de Clarissa. Trata-se da tradição simbolista, na qual germinaram as obras de Eduardo Guimaraens e Alceu Wamosy, cujas raízes profundas se estendem por toda a produção literária do início do século para alcançarem, por volta de 1930, as melhores manifestações do Modernismo no Rio Grande do Sul. No ano em que surgiu Clarissa, 1933, Augusto Meyer já publicara dois livros que mantêm e renovam a tradição simbolista, onde a linguagem poética capta a magia da paisagem através da cor, nos jogos de sombra e luz: Poemas de Bilu e Giraluz. Estava em pleno desenvolvimento, também, a poesia de Mário Quintana, que um pouco mais tarde, apresentaria Rua dos cata-ventos. Creio que na linguagem de Clarissa encontra-se muito dessa herança simbolista presente no ambiente da época, os mais profundos estados de ânimo entregando-se na pura visualidade, como nos versos de Augusto Meyer:
"Amo tudo o que é móvel e flutuante
porque os meus olhos não se fecham sobre a imagem e
as minhas mãos tem o orgulho das corolas vazias..."
O trabalho criador de Erico Verissimo exerceu-se na reelaboração dessa vertente estilística, transferindo uma linguagem até aí mais própria à poesia para a prosa descritiva de Clarissa. É verdade que, em romances posteriores, nota-se uma sensível evolução, pois, na medida em que ele abandona a simples pintura de caracteres para investir na área do romance social, a partir de Caminhos Cruzados, o estilo passa por um processo de depuração, tornando-se mais seco e agressivo, procurando a objetividade e atenuando bastante a preferência inicial pelos aspectos simplismente poéticos da existência. No caso de Clarissa, entretanto, a expressão apoiada no adjetivo e na seqüência de imagens visuais garante o clima encantatório da narrativa, aliás o único em que poderia nascer com verossimilhança a história de uma adolescente de quatorze anos ainda mergulhada no deslumbramento do descobrir-se. O próprio Erico viria a considerar, mais tarde, o seu livro como "uma coleção de aquarelas e poemetos em prosa em torno da vida cotidiana".
No entanto, também o lado obscuro e amargo da vida ganha lugar no contexto de Clarissa. Está refletido na personagem de Amaro, o músico frustrado, já na casa dos quarenta anos, que contempla na vitalidade física e espiritual de Clarissa tudo aquilo que a vida lhe negou: segurança, alegria, imaginação - o sentimento de participar do mundo que se constrói a cada instante. Mas é tarde para voltar atrás; o tecido do tempo passado não se recompõe; e Amaro ama Clarissa à sua maneira, transferindo para ela a imagem da mulher que sempre idealizara e sabe que nunca chegará a possuir. Em certa altura, essa personagem, marcada pelo curso dos dias opacos e inglórios que lhe couberam, expressa a melancolia diante do futuro que não está mais ao seu alcance:
"O raio de sol é de um outro mundo. Clarissa, se eu pudesse falar, se tu pudesses entender. Eu te diria que nunca desejasses que o tempo passasse. Eu te pediria que fizesses durar mais e mais esse momento milagroso".
Ao opor entre si as personagens de Clarissa e Amaro, como se se tratasse dos dois pólos da existência, a luz e a sombra, o passado e o futuro, este romance permite vislumbrar uma preocupação que, alimentado por Erico Verissimo em livros posteriores, virá a ser um de seus temas recorrentes - o tempo; o comportamento dos seres perante o decurso do tempo, que é vida e morte, descoberta e esquecimento. Tanto é assim que ele irá acompanhar o destino de Clarissa e de muitos de seus companheiros, os quais ressugem ao longo da sua obra em Música ao Longe, Um Lugar ao Sol e Saga. Por outro lado, esta preocupação com a dialética da temporalidade, reelaborada e aprofundada de livro para livro, resultará na construção monumental de O Tempo e o Vento, assumindo as proporções de verdadeira parábola sobre a história e o destino do homem, iniciada em 1949 com a publicação de O Continente.
Parece-me ainda merecer registro outra característica que se tornará, mais tarde, verdadeira marca de identidade do romancista: a preferência (ou quase diria, a simpatia) pelas personagen femininas. Se observarmos bem, neste romance a "parte forte" da vida está representada muito mais nas mulheres (autoritárias como tia Zina, promessas futuras como Clarissa) do que nos homens, que, em geral, são indolentes, frustrados ou insensíveis. A releitura de Clarissa, hoje, sugere a indagação sobre se não residiria aí a matriz, ainda informe, das melhores criações do contador de histórias - a Fernanda de Caminhos Cruzados, a Olívia de Olhai os Lírios do Campo, a Ana Terra e a Bibiana de O Continente.
Resta dizer que o início da década de 1930 abriu uma fase extraordinariamente fértil para a prosa de ficção no Brasil contemporâneo. Quase simultaneamente surgiram o romance social de Jorge Amado, o conto de João Alphonsus, o "ciclo da cana-de-açucar" de José Lins do Rego, a poderosa obra de sondagem psicológica de Graciliano Ramos. No caudal dessa renovação de nossa literatura, Clarissa marcava o início de uma atividade criadora na qual Erico Verissimo elevaria o romance sulino ao seu ponto mais alto. Quarenta anos passados, o calor humano que se irradia desse pequeno livro mantém toda a vitalidade. E Clarissa continua sua trajetória.
retirado da página de Érico Veríssimo em: http://ufpel.edu.br/~felipezs/html/erico.html
Mais uma vez OBRIGADO Marcelo!!!!
Pesquisar neste blogue
Etiquetas
Mario Vargas Llosa
(7)
romance histórico
(6)
Bernard Cornwell
(5)
Chuck Palahniuk
(5)
Christopher Moore
(4)
Erico Veríssimo
(4)
Haruki Murakami
(4)
Carlos Ruiz Zafón
(3)
Deana Barroqueiro
(3)
George R. R. Martin
(3)
SALMAN RUSHDIE
(3)
Amin Maalouf
(2)
Antoine de Saint-Exupéry
(2)
Arturo Pérez-Reverte
(2)
José Luís Peixoto
(2)
Luis Sepúlveda
(2)
Prémio Nobel da literatura
(2)
Richard Zimler
(2)
Roberto Bolaño
(2)
Robin Hobb
(2)
Stieg Larsson
(2)
crónicas saxónicas
(2)
1Q84
(1)
2666
(1)
A Balada do café Triste
(1)
A Cidade e os Cães
(1)
A Cruz Amarela
(1)
A Demanda da Reliquia
(1)
A Desilusão de Deus
(1)
A Festa do Chibo
(1)
A Floresta dos Espíritos
(1)
A Guerra do Fim do Mundo
(1)
A Historia de Mayta
(1)
A IGNORÂNCIA DO SANGUE
(1)
A Neblina do Passado
(1)
A Rainha no Palácio das Correntes de Ar
(1)
A Rapariga que Sonhava com Uma Lata de Gasolina e Um Fósforo
(1)
A SOMBRA DO VENTO
(1)
A Saga do Assassino
(1)
A SÍNDROME DE ULISSES
(1)
A Valsa do Adeus
(1)
A conspiração contra a América
(1)
A guerra dos tronos
(1)
A tia Julia e o Escrevedor
(1)
A tábua de Flandres
(1)
AUTOBIOGRAFIA PELOS MONTY PYTHON
(1)
Al Berto
(1)
Alfred Döblin
(1)
Alice do outro lado do espelho
(1)
Alice no país das maravilhas
(1)
Alison Croggon
(1)
Ambrose Bierce
(1)
Angelologia
(1)
As Crónicas de Gelo e Fogo
(1)
As cruzadas vistas pelos Arabes
(1)
Auto-de-Fé
(1)
Auto-retrato do escritor enquanto corredor de fundo
(1)
Baudolino
(1)
Berlim Alexanderplatz
(1)
Bill Willingham
(1)
Boris Vian
(1)
CRISTOVÃO COLOMBO O ÚLTIMO DOS TEMPLÁRIOS
(1)
Caim
(1)
Carson McCullers
(1)
Chuck Palahniuk Jean-Christophe Grangé
(1)
Cidadela
(1)
Cinza e Poeira
(1)
Clarissa
(1)
Clube de combate
(1)
Confia em Mim
(1)
Cordeiro - O Evangelho Segundo Biff o amigo de infância de Jesus Cristo
(1)
Correcção à postagem anterior (D. Sebastião e o Vidente)
(1)
Corrida contra a morte
(1)
Cronicas do Senhor da Guerra
(1)
Crónica do passaro de corda
(1)
D. Sebastião e o Vidente
(1)
Dacre Stoker
(1)
Danielle Trussoni
(1)
Dança Dança Dança
(1)
Diário
(1)
Dostoievski
(1)
Douglas Adams
(1)
Drácula - O Morto-Vivo
(1)
Elias Canetti
(1)
Elizabeth Kostova
(1)
Em nome da terra
(1)
Emily Bronte
(1)
Excalibur
(1)
FABLES - FÁBULAS LENDAS NO EXILIO
(1)
Fernando Assis Pacheco
(1)
Firmin
(1)
Furia Divina
(1)
Gore Vidal
(1)
Grouxo Marx
(1)
Harlequin
(1)
Harry Potter
(1)
Historias daqui e dali
(1)
Histórias Amorais Para Crianças e Animais
(1)
Imperio
(1)
Incidente em Antares
(1)
Invasores Terrestres
(1)
Inéditos
(1)
J.K. Rowling
(1)
JOHN DOS PASSOS - MANHATTAN TRANSFER
(1)
JOSH BAZELL
(1)
JOÃO PAULO OLIVEIRA E COSTA
(1)
JULIO MAGALHÃES
(1)
Jack Kerouac
(1)
Jeaan Christophe Grangé
(1)
Jeff Abbott
(1)
Jesus o Bom e Cristo o Patife
(1)
John Steinbeck
(1)
Joseph Conrad
(1)
José Carlos Ary dos Santos
(1)
José Rodrigues dos Santos
(1)
José Saramago
(1)
João Diogo Zagalo
(1)
João Ubaldo Ribeiro
(1)
Lan Medina
(1)
Leonardo Padura
(1)
Lewis Carroll
(1)
Lidia Jorge
(1)
Livro
(1)
Luis Fernando Verissimo
(1)
Luka e o Fogo da Vida
(1)
Lullaby - canção de embalar
(1)
MARK BUCKINGHAM
(1)
MONTY PYTHON
(1)
Marina
(1)
Matilde Rosa Araújo
(1)
Matthew Pearl
(1)
Memórias de um Pinga-Amor
(1)
Milan Kundera
(1)
Minha Besta
(1)
Monstros Invisíveis
(1)
Morreu José Saramago
(1)
Mário Delgado Aparaín
(1)
Mário de Carvalho
(1)
Música ao Longe
(1)
Nenhum Olhar
(1)
Norman Mailer
(1)
Nostromo
(1)
O Albatroz Azul
(1)
O Cais das Merendas
(1)
O Clube Dumas
(1)
O Clube dos Anjos
(1)
O Deus das Moscas
(1)
O Dom - As Crónicas de Pellinor Livro I
(1)
O Graal
(1)
O IMPÉRIO DOS PARDAIS
(1)
O Inimigo de Deus
(1)
O Medo
(1)
O Monte dos Vendavais
(1)
O Outono em Pequim
(1)
O Regresso do Assassino
(1)
O Rei do Inverno
(1)
O Restaurante no Fim do Universo
(1)
O Resto é Silêncio
(1)
O Romance da Bíblia
(1)
O Silmarillion - Contos inacabados de Numenor e da Terra Média - Tolkien
(1)
O Sonho do Celta
(1)
O Terceiro Reich
(1)
O ULTIMO CABALISTA DE LISBOA
(1)
O Vagabundo
(1)
O clube de Dante
(1)
O espião de D João II
(1)
O jogo do anjo
(1)
O planalto e estepe
(1)
O Último Suspiro do Mouro
(1)
OS RETORNADOS - UM AMOR NUNCA SE ESQUECE
(1)
OS VERSÍCULOS SATÂNICOS
(1)
Obra Poética
(1)
Os Anagramas de Varsóvia
(1)
Os Gropes
(1)
Os Homens Que Odeiam as Mulheres
(1)
Os Jardins da Luz
(1)
Os Ladrões de Cisnes
(1)
Os Nus e os Mortos
(1)
Os Piores Contos dos Irmãos Grim
(1)
PEREGRINAÇÃO DE ENMANUEL JHESUS
(1)
Pastagens do Céu
(1)
Pedro Rosa Mendes
(1)
Pela Estrada Fora
(1)
Pepetela
(1)
Philip Pullman
(1)
Philip Roth
(1)
Primo Levi Se isto é um homem A trégua Os que sucumbem e os qu se salvam
(1)
RUGGERO MARINO
(1)
Recordações da casa dos mortos
(1)
Rei Artur
(1)
Renato Carreira
(1)
René Wais
(1)
Richard Dawkins
(1)
Robert Silverberg
(1)
Robert Wilson
(1)
SANTIAGO GAMBOA
(1)
Sam Savage
(1)
Sherwood Anderson
(1)
Sobrevivente
(1)
Sonho Febril
(1)
Stonehenge
(1)
Sugestões de Natal
(1)
Terra em Chamas
(1)
Tom Sharpe
(1)
Tom Wolfe; Salman Rushdie
(1)
Trabalhos e Paixões de Benito Prada
(1)
Um Lugar ao Sol
(1)
Um acontecimento na ponte de Owl Creek
(1)
Um deus passeando pela brisa da tarde
(1)
Umberto Eco
(1)
Vergílio Ferreira
(1)
Will Ferguson
(1)
William Golding
(1)
Winesburg Ohio
(1)
Yrsa Sigurdardóttir
(1)
a canção da espada
(1)
conversa na catedral
(1)
o anjo mais estupido
(1)
o bobo
(1)
o cavaleiro da morte
(1)
o último reino
(1)
os meus primeiros anos Winston Churchill
(1)
os senhores do norte
(1)
À Boleia Pela Galáxia
(1)
2 comentários:
hum....
comprei-o na semana passada, mas ainda vou demorar umns bons meses antes de lê-lo!
na feira do livro da estação de S. Bento tem exemplares intyeressantíssimos por preços bastante apetecíveis!
csd
Escusas de agradecer...
Espero que a leitura te faça bom proveito.
Erico verissimo sempre foi um dos meus escritores preferidos e não sei bem como mas tinha esse livros repetidos... acho que devia ser um exemplar meu outro da minha esposa.
Pode ser que tenhas sorte e um dia destes te queixes que não encontras outro livro que eu tenha repetido ;)
Enviar um comentário