De volta à campanha Nobel Pró Rushdie.
Como ninguém seguiu a sugestão do Luís tive de comprar este livro a seguir ao Natal… e mesmo tratando-se de uma história para adolescentes (foi escrita para o filho de doze anos) encontra-se nestas páginas toda a magia e criatividade deste que é, na minha opinião, o melhor escritor da actualidade.
Anos atrás Rushdie escreveu “Harun e o Mar de Histórias” que dedicou ao seu filho mais velho (se alguém souber onde o consigo arranjar por favor digam-me) Este livro sendo uma história diferente é uma espécie de continuação dessa história e dedicada ao seu filho mais novo.
Luka o irmão mais novo de Harun embarca numa aventura pelo Mundo da Magia numa tentativa de salvar o pai. Com ele viajam um urso chamado Cão e um cão chamado Urso. Pelo caminho cruzam-se com todo o tipo de obstáculos, adversários temíveis e poderosos e também, claro está, aliados e novos amigos.
Uma história, como já disse, repleta de magia e fantasia a fazer por vezes lembrar “O Feiticeiro de OZ” (assumidamente o filme preferido do autor). Uma história para adolescentes, sim senhor mas para ser lido por todos. Uma história fantástica que prova o talento e versatilidade deste grande senhor que já merece há muito o Nobel (cá volto eu ao mesmo!!!!!!) que os suecos insistem em negar-lhe.
Numa bela noite estrelada, na cidade de Kahani, em terras de Alifbay, aconteceu uma coisa terrível: o pai de um rapaz de doze anos chamado Luka, o contador de histórias Rashid, mergulhou súbita e inexplicavelmente num sono tão profundo que não havia quem conseguisse acordá-lo. Para o salvar de se sumir por completo, Luka tem de empreender uma jornada pelo Mundo Mágico, deparando pelo caminho com um sem-número de fantasmagóricos obstáculos, a fim de roubar o Fogo da Vida, uma tarefa aparentemente impossível e extremamente perigosa.
Com Harun e o Mar de Histórias, Salman Rushdie creditou-se como um dos melhores contadores de fábulas contemporâneas, e o livro revelou-se uma das suas obras mais populares junto de leitores de todas as idades. Se Harun foi escrito como presente para o seu primeiro filho, Luka e o Fogo da Vida, a história do irmão mais novo de Harun, é uma prenda para o segundo filho, por ocasião do seu décimo segundo aniversário.
1 comentário:
Voce pode comprar "Harum e o Mar de Histórias" num dos sebos cadastrados no site "Estante Virtual". Pela escrita, suponho que você esteja em Portugal e não sei se fazem remessas para o exterior (estamos no Brasil!), mas não custa tentar. Segue o link: http://www.estantevirtual.com.br/q/salman-rushdie
Grande abraço,
Cleia
Enviar um comentário