Se na postagem anterior, Deus sugeriu livros que já leu eu vou ser mais original: vou sugerir livros que (penso eu) os meus colegas de blogue ainda não teem e adorariam receber.
Cá vai disto:
Para o Zé (Bybloz):
Presságio de Fogo de Marion Zimmer Bradley
Em Presságio de Fogo, Marion Zimmer Bradley, autora de As Brumas de Avalon, reimaginou a história da Guerra de Tróia e reconta-a do ponto de vista de Cassandra, a bela e atormentada princesa real de Tróia.
Na sua brilhante recriação da famosa lenda, a queda de Tróia desenrola-se de uma nova e ousada maneira a partir do julgamento de Páris, do rapto de Helena (esta não sendo aqui a perversa adúltera da lenda, mas sim uma mulher afectuosa e amante, dedicada a Páris e aos seus filhos) e do levantamento dos exércitos gregos por Agamemnon, cunhado enfurecido de Helena, até à tragédia final da destruição da cidade, predestinada pelos deuses e pelo obstinado orgulho dos seus líderes masculinos.
A heroína deste conto épico é Cassandra e a poderosa tensão do romance deriva tanto da luta interna, por ela travada, com as suas próprias lealdades divididas (visto que a sua lealdade ao pai, o rei e aos irmãos é contraposta à sua submissão crescente à fé mais antiga no Matriarcado e na Terra-Mãe), como do amargo conflito entre Troianos e Gregos, no qual prevê fantasmagoricamente a destruição ou a maldição do tudo o que lhe é querido, visto ter o poder da profecia.
Articulando o facto arqueológico com a lenda, os mitos dos deuses com os feitos dos heróis, o facto e a ficção, Marion Zimmer Bradley insufla uma vida nova, num conto antigo, reinventando para nós Aquiles, Eneias, Heitor, Pátroclo, Helena de Tróia, Ulisses, Agamemnon, Menelau como «pessoas» vivas, empenhadas numa luta desesperada que condena tanto os vencedores como os vencidos, sendo o seu destino visto através dos olhos de Cassandra, sacerdotisa, princesa e mulher apaixonada, com um espírito guerreiro!
O PÉRIPLO DE BALDASSARE de Amin Maalouf
«O que a presença dessa mulher apaziguou em mim não foi a sede carnal de um viajante, foi a minha angústia original. Nasci estrangeiro, vivi estrangeiro e morrerei estrangeiro ainda. Sou demasiado orgulhoso para falar de hostilidade, de humilhações, de rancor, de sofrimentos, mas sei reconhecer os olhares e os gestos. Há braços de mulheres que são lugares de exílio, e outros que são a terra natal.»
Tendo partido pelas estradas em 1665, o narrador desta história, Baldassare Embriaco, genovês do Oriente e negociante de curiosidades, anda em busca de um livro que se supõe trazer a Salvação a um mundo desamparado. Anda sem dúvida também à procura daquilo que ainda possa dar um sentido à sua própria existência.
No decurso do seu périplo, no Mediterrâneo e para além dele, Baldassare atravessa regiões de perdição, cidades em chamas, comunidades à espera. Encontra o medo, a falsidade e a desilusão; mas também o amor, no momento em que já não o esperava
«A mola da narrativa de Maalouf é uma inquietação e uma vontade de partir constantes, somada a uma sede de conhecimento que, na época, alargava as fronteiras do espírito. Dos azares, desamores, nostalgias e golpes do destino vamos tendo conta, mas é nas páginas mais pessoais do diário que se estabelece a cumplicidade entre o herói e o leitor e se recupera alento para uma fantástica jornada sem fim.»
Diário de Notícias
«Um verdadeiro fresco literário… um esplêndido e sofisticado prazer. Maalouf tem um excepcional conhecimento da História e um talento natural para a narrativa de aventuras.»
Kirkus Reviews
A Rapariga que Inventou um Sonho
Haruki Murakami
Uma colectanea de contos de um dos mestres da literarura.
Para o João Deus (e este, sabe Deus [o lá de cima]que é complicado):
AS CRUZADAS VISTAS PELOS ÁRABES
Amin Maalouf
Cada vez que encaramos as cruzadas é através dos relatos dos Cruzados. Mas há também aqueles que foram invadidos pelos Cruzados e que foram os habitantes desses territórios. Justamente por esse motivo, Amin Maalouf publica As Cruzadas Vistas Pelos Árabes. Eis o outro lado do binóculo!
Interessa comprovar que as versões orientais e ocidentais não coincidem de todo. Nós escrevemos a nossa própria visão; durante esse tempo, eles escreveram a deles. É por isso que esta nova história das cruzadas não se parece com nenhuma outra.
Errar é Divino
Marie Phillips
Se os deuses são imortais, onde será que vivem e o que será que fazem em pleno século XXI? A resposta poderá surpreendê-lo. Sim, os deuses do Olimpo estão vivos, mas, como os seus poderes já não são o que eram porque já ninguém os venera, o seu dia-a-dia é muito pouco agitado. Um dia, porém, uma seta disparada por Eros vai instalar o caos entre deuses e meros mortais, com consequências hilariantes. Errar É Divino é um romance encantador e inteligente que lhe proporcionará inúmeros momentos de boa disposição.
VOO NOCTURNO
Antoine Saint-Exupéry
Deste modo regressavam a Buenos Aires, vindos do sul, do oeste e do norte os três aviões da Patagónia, do Chile e do Paraguai. Em Buenos Aires esperava-se a sua carga para dar partida, cerca da meia-noite, ao avião da Europa.
Três pilotos, cada um na parte de trás duma coberta pesada como um batelão, perdidos na noite, meditavam no seu voo e, em direcção à cidade imensa, desceriam lentamente do seu céu de tempestade ou de paz, como estranhos camponeses que descem das suas montanhas.
Rivière, responsável por toda a rede, passeava dum lado para o outro no campo de aviação de Buenos Aires. Permanecia silencioso, pois até à chegada dos três aviões este dia para ele continuava a ser temível...
Para o Mário (Mr. Nonsense) (era de esperar que alguém com a colecção de livros que ele tem fosse complicado mas foi o mais fácil):
Guia Prático para Cuidar de Demónios
Christopher Moore
APERTEM OS CINTOS, SENHORAS E SENHORES. É TEMPO DE CHRISTOPHER MOORE! Nesta engenhosa narrativa de Moore encontramos um dos pares mais dissonantes de que há memória nos anais da Literatura. O bem parecido é um ex-seminarista e académico “de estrada”, de cem anos de idade, Travis O’Hearn. O verde é Catch, um demónio com o péssimo hábito de comer praticamente todas as pessoas que conhece. Por detrás da falsa fachada Tudor de Pine Cove, Catch vê um bufete de quatro estrelas. E Travis julga ter descoberto a forma de se livrar do seu companheiro de viagem, de dentes aguçados. Mas, entretanto, os bêbados, as neo-pagãs e os sedutores caloteiros de Pine Cove têm outros planos. E ninguém está minimamente preparado, quando o inferno estoira!
Grimus
Salman Rushdie
O primeiro romance de Salman Rushdie
Depois de beber um elixir que lhe confere a imortalidade, o jovem índio Águia Esvoaçante passa setecentos anos a navegar pelos mares com a bênção, e em última análise a maldição, da vida eterna. Por fim, a sensação de monotonia começa a crescer dentro dele, e acaba por rumar à montanhosa ilha de Calf. Aqui, Águia Esvoaçante conhece outros imortais obcecados com a sua própria estagnação e decide subir ao pico da ilha, de onde emana o misterioso e corrosivo Efeito Grimus. Após uma série de encontros e desafios, Águia Esvoaçante descobre-se na presença do criador da ilha e desvenda os mistérios da sua própria humanidade.
A Guerra dos Fazedores de Chuva com os Caçadores de Nuvens
Guerra para Crianças
José Luandino Vieira
Uma estória de guerras, para crianças. Estória e não história, porque a narrativa é como um mussosso tradicional angolano. E as guerras são o confronto da natureza com a tecnologia. Ou dos donos da terra com os de fora da terra. Ou dos invadidos com os invasores. Dos oprimidos com os opressores.
A solução deste conflito vem da natureza quando os jacarés tomam partido. Ouçamos, no final, a fala do grande chefe Kibaia: «Disse: Só as crianças podem ser ao mesmo tempo vítima, testemunha, juíz e carrasco;».
E, como uso em fecho de narrativa para crianças, uma moral: na dúvida, sempre a favor dos oprimidos.
Para o César:
CONVERSA N’A CATEDRAL
Mário Vargas Llosa
Uma vez que o Mário lhe passou o vicio do Vargas Llosa.
Sentados a uma mesa da taberna A Catedral, o jornalista Santiago Zavala conversa com o seu amigo Ambrosio. Estamos em Lima, na época ditatorial do general Manuel A. Odría (1948-1956), e dessa conversa acompanhada de cerveja emerge um Peru cruel, corrupto, desesperançado, matéria-prima ideal, portanto, para um romance que só um grande jornalista e escritor como Vargas Llosa poderia ter produzido.
Uma história esplêndida que reúne muitos dos ingredientes que fizeram a fama do autor peruano – as críticas ácidas, a irreverência, a rebeldia e o humor sarcástico.
Conversa n'A Catedral é a crónica de uma ditadura e da resistência possível graças à palavra. Uma aguda reflexão sobre a identidade latino-americana e sobre a perda da liberdade.
Um romance que, mais do que um marco na carreira literária do autor, é um ponto de referência inevitável na história da literatura universal.
Harry Renasce
Mark Sarvas
Um livro de culto, divertido, invulgar e com muito humor sobre um homem que enfrenta as preocupações da meia-idade.
Cosmos
Carl Sagan
Carl Sagan trata de tudo: 'Cosmos é tudo o que existiu, existe ou existirá.' O que o olhar humano alcança e, mais longe ainda, o que a mente humana alcança. Leva-nos numa viagem para a frente no espaço e para trás no tempo. Faz-nos sonhar! Poder-se-á pedir mais de um livro?
Carlos Fiolhais, físico
Carl Sagan é recordado como um dos maiores astrónomos de sempre, não só pelas suas contribuições exemplares para as ciências planetárias e a astrobiologia, mas por ter sido um extraordinário divulgador e comunicador de ciência. Visionário no estudo do sistema solar, a sua elegante, clara e inteligente forma de escrita ganhou, graças ao livro Cosmos, imensos adeptos e chegou a públicos até então afastados da ciência. A par do Mensageiro dos Céus, de Galileo Galilei, Cosmos é um livro maior na divulgação da astronomia: o livro e a série de TV que o acompanha serão para sempre considerados um dos acontecimentos mais importantes da história da divulgação cientifica. Cosmos é um livro para ler, reler e será sempre uma inspiração e motivação para descobrir o Universo que nos rodeia.
Pedro Russo, coordenador Global do Ano Internacional da Astronomia 2009
Em Cosmos, porventura pela primeira vez na literatura, são transmitidos com inteligência e emoção tocantes, a ideia e o sentimento de uma cidadania… cósmica.
Ninguém mais do que Carl Sagan desejou e se empenhou em encontrar indícios de vida inteligente no Universo, mas ninguém como ele foi tão céptico e rigoroso na verificação científica das suas supostas manifestações. Livro de viagens e de descoberta, Cosmos prepara-nos para esse encontro fantástico.
Guilherme Valente, editor
Pesquisar neste blogue
Etiquetas
Mario Vargas Llosa
(7)
romance histórico
(6)
Bernard Cornwell
(5)
Chuck Palahniuk
(5)
Christopher Moore
(4)
Erico Veríssimo
(4)
Haruki Murakami
(4)
Carlos Ruiz Zafón
(3)
Deana Barroqueiro
(3)
George R. R. Martin
(3)
SALMAN RUSHDIE
(3)
Amin Maalouf
(2)
Antoine de Saint-Exupéry
(2)
Arturo Pérez-Reverte
(2)
José Luís Peixoto
(2)
Luis Sepúlveda
(2)
Prémio Nobel da literatura
(2)
Richard Zimler
(2)
Roberto Bolaño
(2)
Robin Hobb
(2)
Stieg Larsson
(2)
crónicas saxónicas
(2)
1Q84
(1)
2666
(1)
A Balada do café Triste
(1)
A Cidade e os Cães
(1)
A Cruz Amarela
(1)
A Demanda da Reliquia
(1)
A Desilusão de Deus
(1)
A Festa do Chibo
(1)
A Floresta dos Espíritos
(1)
A Guerra do Fim do Mundo
(1)
A Historia de Mayta
(1)
A IGNORÂNCIA DO SANGUE
(1)
A Neblina do Passado
(1)
A Rainha no Palácio das Correntes de Ar
(1)
A Rapariga que Sonhava com Uma Lata de Gasolina e Um Fósforo
(1)
A SOMBRA DO VENTO
(1)
A Saga do Assassino
(1)
A SÍNDROME DE ULISSES
(1)
A Valsa do Adeus
(1)
A conspiração contra a América
(1)
A guerra dos tronos
(1)
A tia Julia e o Escrevedor
(1)
A tábua de Flandres
(1)
AUTOBIOGRAFIA PELOS MONTY PYTHON
(1)
Al Berto
(1)
Alfred Döblin
(1)
Alice do outro lado do espelho
(1)
Alice no país das maravilhas
(1)
Alison Croggon
(1)
Ambrose Bierce
(1)
Angelologia
(1)
As Crónicas de Gelo e Fogo
(1)
As cruzadas vistas pelos Arabes
(1)
Auto-de-Fé
(1)
Auto-retrato do escritor enquanto corredor de fundo
(1)
Baudolino
(1)
Berlim Alexanderplatz
(1)
Bill Willingham
(1)
Boris Vian
(1)
CRISTOVÃO COLOMBO O ÚLTIMO DOS TEMPLÁRIOS
(1)
Caim
(1)
Carson McCullers
(1)
Chuck Palahniuk Jean-Christophe Grangé
(1)
Cidadela
(1)
Cinza e Poeira
(1)
Clarissa
(1)
Clube de combate
(1)
Confia em Mim
(1)
Cordeiro - O Evangelho Segundo Biff o amigo de infância de Jesus Cristo
(1)
Correcção à postagem anterior (D. Sebastião e o Vidente)
(1)
Corrida contra a morte
(1)
Cronicas do Senhor da Guerra
(1)
Crónica do passaro de corda
(1)
D. Sebastião e o Vidente
(1)
Dacre Stoker
(1)
Danielle Trussoni
(1)
Dança Dança Dança
(1)
Diário
(1)
Dostoievski
(1)
Douglas Adams
(1)
Drácula - O Morto-Vivo
(1)
Elias Canetti
(1)
Elizabeth Kostova
(1)
Em nome da terra
(1)
Emily Bronte
(1)
Excalibur
(1)
FABLES - FÁBULAS LENDAS NO EXILIO
(1)
Fernando Assis Pacheco
(1)
Firmin
(1)
Furia Divina
(1)
Gore Vidal
(1)
Grouxo Marx
(1)
Harlequin
(1)
Harry Potter
(1)
Historias daqui e dali
(1)
Histórias Amorais Para Crianças e Animais
(1)
Imperio
(1)
Incidente em Antares
(1)
Invasores Terrestres
(1)
Inéditos
(1)
J.K. Rowling
(1)
JOHN DOS PASSOS - MANHATTAN TRANSFER
(1)
JOSH BAZELL
(1)
JOÃO PAULO OLIVEIRA E COSTA
(1)
JULIO MAGALHÃES
(1)
Jack Kerouac
(1)
Jeaan Christophe Grangé
(1)
Jeff Abbott
(1)
Jesus o Bom e Cristo o Patife
(1)
John Steinbeck
(1)
Joseph Conrad
(1)
José Carlos Ary dos Santos
(1)
José Rodrigues dos Santos
(1)
José Saramago
(1)
João Diogo Zagalo
(1)
João Ubaldo Ribeiro
(1)
Lan Medina
(1)
Leonardo Padura
(1)
Lewis Carroll
(1)
Lidia Jorge
(1)
Livro
(1)
Luis Fernando Verissimo
(1)
Luka e o Fogo da Vida
(1)
Lullaby - canção de embalar
(1)
MARK BUCKINGHAM
(1)
MONTY PYTHON
(1)
Marina
(1)
Matilde Rosa Araújo
(1)
Matthew Pearl
(1)
Memórias de um Pinga-Amor
(1)
Milan Kundera
(1)
Minha Besta
(1)
Monstros Invisíveis
(1)
Morreu José Saramago
(1)
Mário Delgado Aparaín
(1)
Mário de Carvalho
(1)
Música ao Longe
(1)
Nenhum Olhar
(1)
Norman Mailer
(1)
Nostromo
(1)
O Albatroz Azul
(1)
O Cais das Merendas
(1)
O Clube Dumas
(1)
O Clube dos Anjos
(1)
O Deus das Moscas
(1)
O Dom - As Crónicas de Pellinor Livro I
(1)
O Graal
(1)
O IMPÉRIO DOS PARDAIS
(1)
O Inimigo de Deus
(1)
O Medo
(1)
O Monte dos Vendavais
(1)
O Outono em Pequim
(1)
O Regresso do Assassino
(1)
O Rei do Inverno
(1)
O Restaurante no Fim do Universo
(1)
O Resto é Silêncio
(1)
O Romance da Bíblia
(1)
O Silmarillion - Contos inacabados de Numenor e da Terra Média - Tolkien
(1)
O Sonho do Celta
(1)
O Terceiro Reich
(1)
O ULTIMO CABALISTA DE LISBOA
(1)
O Vagabundo
(1)
O clube de Dante
(1)
O espião de D João II
(1)
O jogo do anjo
(1)
O planalto e estepe
(1)
O Último Suspiro do Mouro
(1)
OS RETORNADOS - UM AMOR NUNCA SE ESQUECE
(1)
OS VERSÍCULOS SATÂNICOS
(1)
Obra Poética
(1)
Os Anagramas de Varsóvia
(1)
Os Gropes
(1)
Os Homens Que Odeiam as Mulheres
(1)
Os Jardins da Luz
(1)
Os Ladrões de Cisnes
(1)
Os Nus e os Mortos
(1)
Os Piores Contos dos Irmãos Grim
(1)
PEREGRINAÇÃO DE ENMANUEL JHESUS
(1)
Pastagens do Céu
(1)
Pedro Rosa Mendes
(1)
Pela Estrada Fora
(1)
Pepetela
(1)
Philip Pullman
(1)
Philip Roth
(1)
Primo Levi Se isto é um homem A trégua Os que sucumbem e os qu se salvam
(1)
RUGGERO MARINO
(1)
Recordações da casa dos mortos
(1)
Rei Artur
(1)
Renato Carreira
(1)
René Wais
(1)
Richard Dawkins
(1)
Robert Silverberg
(1)
Robert Wilson
(1)
SANTIAGO GAMBOA
(1)
Sam Savage
(1)
Sherwood Anderson
(1)
Sobrevivente
(1)
Sonho Febril
(1)
Stonehenge
(1)
Sugestões de Natal
(1)
Terra em Chamas
(1)
Tom Sharpe
(1)
Tom Wolfe; Salman Rushdie
(1)
Trabalhos e Paixões de Benito Prada
(1)
Um Lugar ao Sol
(1)
Um acontecimento na ponte de Owl Creek
(1)
Um deus passeando pela brisa da tarde
(1)
Umberto Eco
(1)
Vergílio Ferreira
(1)
Will Ferguson
(1)
William Golding
(1)
Winesburg Ohio
(1)
Yrsa Sigurdardóttir
(1)
a canção da espada
(1)
conversa na catedral
(1)
o anjo mais estupido
(1)
o bobo
(1)
o cavaleiro da morte
(1)
o último reino
(1)
os meus primeiros anos Winston Churchill
(1)
os senhores do norte
(1)
À Boleia Pela Galáxia
(1)
2 comentários:
Ora bolas se tivesse visto isto na sexta-feira dizia-te que estava tudo certo (nos livros que escolheste para mim) mas não vi e sendo assim tenho de te fazer uma pequena correcção:
Em vez do "Guia prático para cuidar de demónios" do Christopher Moore podes incluir o Haroun e o mar de histórias do Rushdie? É que comprei o Guia na sexta-feira depois de sair do trabalho...
De resto está tudo certo - adoro Moore, adoro Rushdie e adoro Luandino Vieira portanto a escolha está certa
E quem te manda ser um comprador compulsivo...
Agora tenho de pensar noutro livro pra ti....
Enviar um comentário