É o mais recente livro de Mario Vargas Llosa, o mais recente vencedor do Nobel da Literatura. E estou a por esta sugestão sem ter acabado de ler o livro por dois motivos:
1.º Sou há anos fã deste Autor e como tal não podia deixar de sugerir este livro.
2.º Quando o comprei na sexta-feira passada fui informado de algumas das promoções da Bertrand (não, eles não pagam a publicidade) a saber:
- até ao fim do mês os Leitores Bertrand têm um desconto imediato de 10% na compra de qualquer livro (se percebi bem)
- na compra dos livros do Vargas Llosa assinalados no catalogo de Natal (Conversa na Catedral [talvez o melhor livro dele]; Travessuras da Menina Má; O Paraíso na Outra Esquina, A Tia Julia e o Escrevedor; e este O Sonho do Celta) recebem (para alem dos 10% de desconto) um exemplar do livro Viagem Maritima com D. Quixote de Thomas Mann.
e ainda até ao fim do ano nas compras superiores a 15€ recebem um talão de desconto de 5€ válido só a partir de Janeiro (já não serve para as compras de Natal mas é uma ajuda pró orçamento).
Quanto ao livro propriamente dito:
"O Sonho do Celta" baseia-se na vida do irlandês Roger Casement, cônsul britânico no Congo belga, em inícios do século XX, que durante duas décadas denunciou as atrocidades do regime de Leopoldo II. Este homem, amigo de Joseph Conrad (e que o guiou numa viagem pelo Rio Congo, revelando-lhe uma realidade mais tarde retratada no romance "O Coração das Trevas"), teve uma vida extraordinária, plena de aventura. Acérrimo defensor dos direitos humanos - como também o comprovam os relatórios que redigiu durante a estadia na Amazónia peruana - militou activamente, no fim da sua vida, o nacionalismo irlandês, acabando condenado à morte por traição e executado.
Como é hábito neste Autor a história desenvolve-se em dois planos distintos temos por um lado os últimos dias de Casement, já na cadeia à espera da decisão final sobre o seu caso e por outro lado temos o relato da sua vida em Africa e na América do Sul.
É um romance no género "O Paraiso na Outra Esquina" , uma biografia de uma figura menos (re)conhecida da história mas com o toque de politica que caracteriza alguns dos melhores livros de Llosa.
Do que li até agora está, como de costume, magnifico...
5 comentários:
deste nunca tiha ouvido falar. Os restantes estão na lista de comprar da DQ. Lidos, para já, só "A Tia Júlia e o Escrevedor".
CSD
Se não estou em erro só foi oficialmente lançado no sábado embora o tenha comprado na sexta...
Quanto aos outros qualquer um é excelente
Esqueci-me de referir um detalhe:
Este não foi publicado pela D. Quixote mas pela Quetzal...
Pode ser que tendo mudado a editora comecem a lançar os livros antigos dele e consigas o que te falta...
Também sou fã de carteirinha do Llosa.Comprei o Sonho do Celta há quase 2 anos e só agora pude começar a ler. Tem agradado até agora.
Anotei 2 livros que vc citou, e dos quais nunca ouvi falar. Sugiro leitura de:
Peixe Na Água e
Sabres e Utopias. Adorei.
Abraço
Regina
www.livroerrante.com
Enviar um comentário