Enquanto não me lembrar de um bom livro para sugerir aqui (um que ainda não tenha sido sugerido pelo menos - sim porque já me lembrei de meia dúzia que já cá estão) e porque mais dia menos dia falta um mês para o Natal deixo algumas sugestões de Natal:
- Para o Diogo e para o Mário (que continuam embrenhados na interminável saga que começaram a escrever há dois anos e não há maneira de acabar) duas sugestões
Este dicionário reúne, numa obra acessível e prática, as principais referências que constituem a nossa História enquanto nação. Em entradas breves e claras, poderá encontrar as personalidades, os acontecimentos e os conceitos que ao longo de nove séculos fizeram Portugal.
"História dos Reis de Portugal" tem o propósito exclusivo de facultar um contacto com a História de Portugal através do conhecimento da vida e acção dos trinta e dois reis e duas rainhas que lideraram o destino luso no tempo longo da monarquia. Não se espere, pois, que os trabalhos publicados venham resolver problemas, porventura ainda em debate e com investigação em curso, já que não é esse o objectivo pretendido. Ao contrário, sustentados numa bibliografia séria e actualizada, mas que não pode esquecer a já considerada "clássica", os autores pretendem unicamente, através de uma redacção acessível a todos e sem a carga da erudição traduzida em notas de rodapé, colocar nas mãos das portuguesas e dos portugueses um pedaço da sua História, que se estende da acção do primeiro rei até à deposição do último. Com o selo de qualidade da Academia Portuguesa da História, este primeiro volume apresenta os primeiros dezassete monarcas, deambulando pelos tempos que vão desde a fundação da nacionalidade à perda da Independência.
Ainda para o Mário e para que não se esqueça da sua campanha "Nobel pró Rushdie"
Luka e o Fogo da Vida
Numa bela noite estrelada, na cidade de Kahani, em terras de Alifbay, aconteceu uma coisa terrível: o pai de um rapaz de doze anos chamado Luka, o contador de histórias Rashid, mergulhou súbita e inexplicavelmente num sono tão profundo que não havia quem conseguisse acordá-lo. Para o salvar de se sumir por completo, Luka tem de empreender uma jornada pelo Mundo Mágico, deparando pelo caminho com um sem-número de fantasmagóricos obstáculos, a fim de roubar o Fogo da Vida, uma tarefa aparentemente impossível e extremamente perigosa. Com "Harun e o Mar de Histórias", Salman Rushdie creditou-se como um dos melhores contadores de fábulas contemporâneas, e o livro revelou-se uma das suas obras mais populares junto de leitores de todas as idades. Se Harun foi escrito como presente para o seu primeiro filho, "Luka e o Fogo da Vida", a história do irmão mais novo de Harun, é uma prenda para o segundo filho, por ocasião do seu décimo segundo aniversário.
E para o Diogo porque não um livro da sua "odiada" Deana Barroqueiro?
Quando a Armada de Pedro Álvares Cabral, depois de ter descoberto as Terras da Santa Cruz (Brasil), prosseguia a sua viagem para a Índia um grande cometa surgiu nos céus... Naquele tempo, os cometas eram tomados como um prenúncio agoirento de desastres e Bartolomeu Dias, capitão de uma caravela dessa armada de treze navios, tem o pressentimento da morte e recorda a sua vida feita de viagens e aventuras.
A viagem da descoberta da passagem entre os oceanos Atlântico e Índico - um feito extraordinário que abriu o caminho da Índia a Vasco da Gama - é aquela que Bartolomeu relembra com maior intensidade, em particular uma história de amor proibida e condenada ao fracasso e à tragédia com uma escrava que transportava a bordo da sua caravela e teria de desterrar nos lugares por si descobertos.
Amargurado pela ingratidão dos dois reis a quem serviu, que não souberam reconhecer e premiar os seus extraordinários serviços, Bartolomeu Dias recorda igualmente os acontecimentos, as intrigas, crimes e jogos de poder dos seus senhores, dos quais foi testemunha nos breves momentos que passou em terra e na Corte.
Para o César também duas sugestões primeiro e por ser o nosso expert em fantasia e ficção cientifica:
O Homem do Castelo Alto do mestre Philip K. Dick
Estamos em 1962. A Segunda Guerra Mundial terminou há dezassete anos e a população já teve tempo de se adaptar à nova ordem mundial. Mas não tem sido fácil: o Mediterrâneo foi drenado, a população de África foi eliminada e os Estados Unidos da América divididos entre nazis e japoneses. Na zona neutra que divide as duas superpotências vive o homem do castelo alto, autor de um bestseller de culto, uma obra de ficção que oferece uma teoria alternativa da história mundial em que o Eixo perdeu a guerra. O romance é um grito de revolta para todos aqueles que sonham derrubar os invasores. Mas poderá ser mais do que isso? Subtil e complexo, O Homem do Castelo Alto permanece como o melhor romance de história alternativa jamais escrito.
E pela sua paixão pela música e por esta cantora em especial:
Murmúrios Urgentes de Suzanne Vega
“É um livro muito especial e com uma história. É como se o observador e o observado escrevessem uma só imagem que não seria de espelho por não ser melhor e mais verdadeira. É como as obras de piano para quatro mãos. A explicar: Fátima Castro Silva gostou de Suzanne Vega. Entrou em contacto com ela. Ela respondeu. A Fátima propôs-lhe um livro. Ela disse-lhe que sim. Começaram a trabalhar. Suzanne Vega entusiasmou-se. Encontram-se em Lisboa, em Londres, em Madrid e finalmente com bastante mais demora em Nova Iorque. Tomaz Rêde fotografou. A autora de 99.9 Fº faz sugestões. Entrega inéditos da adolescência. Fotografias de miúda. Dialoga com a Fátima, intervém na construção do livro. Acrescenta-lhe novos dados, outras fotografias. Sabei que este não é como os outros livros, nem sequer como os da mesma colecção. É um livro muito especial que revela a surpreendente personalidade de Suzanne Vega. Não chegou a ser subsidiário das suas cantigas. Quem o ler vai gostar muito. […]”
Para o nosso herege de estimação (Deus)e porque sei que ele adora uma polémica com a igreja:
Os Papas e o Sexo Os ficheiros secretos do Vaticano de Eric Frattini
O novo livro de Eric Frattini debruça-se sobre a figura mais representativa da Igreja Católica - o Papa - e, através do retrato das suas vidas, revela a relação e o modo como o sexo fez parte das suas vidas.
Rigoroso, controverso e lúcido, Os Papas e o Sexo é um documento de enorme importância que nos permite observar um dos lados mais escondidos e delicados da Igreja Católica.
E um romance que sei que ele já leu (fui eu quem lho emprestou) mas que não tem:
Reino Dividido de Rupert Thomson
Pela sua escrita, Rupert Thomson foi já apelidado de "Paul Auster britânico". Pelo seu livro Reino Dividido (Divided Kingdom), onde explora uma experiência social radical numa narrativa politicamente provocativa e que se adivinha polémica, Thomson tem merecido a atenção de leitores de todo o Mundo e da imprensa em geral (The Times, Guardian, Daily Telegraph...).
A brilhante capacidade de contador de histórias de Thomson revela-se no fantástico, satírico e surreal cenário em que faz surgir o seu narrador, um jovem retirado aos pais no âmbito de um reordenamento sem precedentes levado a cabo pelo governo do Reino Unido. O objectivo é lutar contra uma sociedade ameaçada pelo consumismo, pelo racismo, pela violência e pelo torpor, dividindo a população em quatro repúblicas independentes com base na natureza de cada cidadão:
- os Sanguíneos, indivíduos optimistas e bem-humorados, deslocados para o Quadrante Vermelho;
- os Fleumáticos, mais passivos e indecisos, que residem no Quadrante Azul;
- os Coléricos, pessoas agressivas, impulsivas e com tendência para excessos, a viver no Quadrante Amarelo;
- os Melancólicos, dominados pela bílis negra, introspectivos e pessimistas, reunidos no Quadrante Verde.
E por fim para o meu querido irmão (Byblos) e porque me vai dar outro(a) sobrinho(a) - ainda não me disseram o que praí vem:
Pai em Construção de Francisco Abelha
Um derradeiro manual de sobrevivência para todos os homens que já são ou estão a caminho de ser pais. Um livro de auto-ajuda para aqueles que desconhecem que a depressão pós-parto não é um exclusivo das mulheres. Trata-se de um relato íntimo, directo e, por vezes cruel, do nascimento e crescimento de um pai, que constitui a prova cabal de que qualquer energúmeno pode dar um razoável progenitor. Um livro para ser mantido fora do alcance das mães. A eficácia das teorias aqui defendidas assenta no seu desconhecimento por parte das mulheres. Por isso, a responsabilidade de o oferecer a alguma é inteiramente sua. Se não tem tempo a perder com leituras supérfluas, não leia mais nada além deste livro, que aborda a paternidade pela perspectiva da testosterona, destruindo alguns perconceitos e erguendo outros tantos.
E para descontrair quando/se tiver tempo
Um Traidor dos Nossos de John Le Carré
A Grã-Bretanha está mergulhada na recessão.
Um jovem académico de Oxford com tendências de esquerda e a namorada gozam férias durante a época baixa na ilha de Antígua.
Aí, cruzam-se com um milionário russo chamado Dima, dono de uma península e de um relógio de ouro cravejado de diamantes, que tem uma estranha tatuagem no polegar direito.
Desafiados por ele para uma partida de ténis, os jovens amantes ver-se-ão lançados numa tortuosa viagem que os levará a Paris, a uma casa nos Alpes suíços e aos obscuros claustros da City de Londres, onde serão confrontados com a perversa aliança desta com os Serviços Secretos britânicos.
Pesquisar neste blogue
Etiquetas
Mario Vargas Llosa
(7)
romance histórico
(6)
Bernard Cornwell
(5)
Chuck Palahniuk
(5)
Christopher Moore
(4)
Erico Veríssimo
(4)
Haruki Murakami
(4)
Carlos Ruiz Zafón
(3)
Deana Barroqueiro
(3)
George R. R. Martin
(3)
SALMAN RUSHDIE
(3)
Amin Maalouf
(2)
Antoine de Saint-Exupéry
(2)
Arturo Pérez-Reverte
(2)
José Luís Peixoto
(2)
Luis Sepúlveda
(2)
Prémio Nobel da literatura
(2)
Richard Zimler
(2)
Roberto Bolaño
(2)
Robin Hobb
(2)
Stieg Larsson
(2)
crónicas saxónicas
(2)
1Q84
(1)
2666
(1)
A Balada do café Triste
(1)
A Cidade e os Cães
(1)
A Cruz Amarela
(1)
A Demanda da Reliquia
(1)
A Desilusão de Deus
(1)
A Festa do Chibo
(1)
A Floresta dos Espíritos
(1)
A Guerra do Fim do Mundo
(1)
A Historia de Mayta
(1)
A IGNORÂNCIA DO SANGUE
(1)
A Neblina do Passado
(1)
A Rainha no Palácio das Correntes de Ar
(1)
A Rapariga que Sonhava com Uma Lata de Gasolina e Um Fósforo
(1)
A SOMBRA DO VENTO
(1)
A Saga do Assassino
(1)
A SÍNDROME DE ULISSES
(1)
A Valsa do Adeus
(1)
A conspiração contra a América
(1)
A guerra dos tronos
(1)
A tia Julia e o Escrevedor
(1)
A tábua de Flandres
(1)
AUTOBIOGRAFIA PELOS MONTY PYTHON
(1)
Al Berto
(1)
Alfred Döblin
(1)
Alice do outro lado do espelho
(1)
Alice no país das maravilhas
(1)
Alison Croggon
(1)
Ambrose Bierce
(1)
Angelologia
(1)
As Crónicas de Gelo e Fogo
(1)
As cruzadas vistas pelos Arabes
(1)
Auto-de-Fé
(1)
Auto-retrato do escritor enquanto corredor de fundo
(1)
Baudolino
(1)
Berlim Alexanderplatz
(1)
Bill Willingham
(1)
Boris Vian
(1)
CRISTOVÃO COLOMBO O ÚLTIMO DOS TEMPLÁRIOS
(1)
Caim
(1)
Carson McCullers
(1)
Chuck Palahniuk Jean-Christophe Grangé
(1)
Cidadela
(1)
Cinza e Poeira
(1)
Clarissa
(1)
Clube de combate
(1)
Confia em Mim
(1)
Cordeiro - O Evangelho Segundo Biff o amigo de infância de Jesus Cristo
(1)
Correcção à postagem anterior (D. Sebastião e o Vidente)
(1)
Corrida contra a morte
(1)
Cronicas do Senhor da Guerra
(1)
Crónica do passaro de corda
(1)
D. Sebastião e o Vidente
(1)
Dacre Stoker
(1)
Danielle Trussoni
(1)
Dança Dança Dança
(1)
Diário
(1)
Dostoievski
(1)
Douglas Adams
(1)
Drácula - O Morto-Vivo
(1)
Elias Canetti
(1)
Elizabeth Kostova
(1)
Em nome da terra
(1)
Emily Bronte
(1)
Excalibur
(1)
FABLES - FÁBULAS LENDAS NO EXILIO
(1)
Fernando Assis Pacheco
(1)
Firmin
(1)
Furia Divina
(1)
Gore Vidal
(1)
Grouxo Marx
(1)
Harlequin
(1)
Harry Potter
(1)
Historias daqui e dali
(1)
Histórias Amorais Para Crianças e Animais
(1)
Imperio
(1)
Incidente em Antares
(1)
Invasores Terrestres
(1)
Inéditos
(1)
J.K. Rowling
(1)
JOHN DOS PASSOS - MANHATTAN TRANSFER
(1)
JOSH BAZELL
(1)
JOÃO PAULO OLIVEIRA E COSTA
(1)
JULIO MAGALHÃES
(1)
Jack Kerouac
(1)
Jeaan Christophe Grangé
(1)
Jeff Abbott
(1)
Jesus o Bom e Cristo o Patife
(1)
John Steinbeck
(1)
Joseph Conrad
(1)
José Carlos Ary dos Santos
(1)
José Rodrigues dos Santos
(1)
José Saramago
(1)
João Diogo Zagalo
(1)
João Ubaldo Ribeiro
(1)
Lan Medina
(1)
Leonardo Padura
(1)
Lewis Carroll
(1)
Lidia Jorge
(1)
Livro
(1)
Luis Fernando Verissimo
(1)
Luka e o Fogo da Vida
(1)
Lullaby - canção de embalar
(1)
MARK BUCKINGHAM
(1)
MONTY PYTHON
(1)
Marina
(1)
Matilde Rosa Araújo
(1)
Matthew Pearl
(1)
Memórias de um Pinga-Amor
(1)
Milan Kundera
(1)
Minha Besta
(1)
Monstros Invisíveis
(1)
Morreu José Saramago
(1)
Mário Delgado Aparaín
(1)
Mário de Carvalho
(1)
Música ao Longe
(1)
Nenhum Olhar
(1)
Norman Mailer
(1)
Nostromo
(1)
O Albatroz Azul
(1)
O Cais das Merendas
(1)
O Clube Dumas
(1)
O Clube dos Anjos
(1)
O Deus das Moscas
(1)
O Dom - As Crónicas de Pellinor Livro I
(1)
O Graal
(1)
O IMPÉRIO DOS PARDAIS
(1)
O Inimigo de Deus
(1)
O Medo
(1)
O Monte dos Vendavais
(1)
O Outono em Pequim
(1)
O Regresso do Assassino
(1)
O Rei do Inverno
(1)
O Restaurante no Fim do Universo
(1)
O Resto é Silêncio
(1)
O Romance da Bíblia
(1)
O Silmarillion - Contos inacabados de Numenor e da Terra Média - Tolkien
(1)
O Sonho do Celta
(1)
O Terceiro Reich
(1)
O ULTIMO CABALISTA DE LISBOA
(1)
O Vagabundo
(1)
O clube de Dante
(1)
O espião de D João II
(1)
O jogo do anjo
(1)
O planalto e estepe
(1)
O Último Suspiro do Mouro
(1)
OS RETORNADOS - UM AMOR NUNCA SE ESQUECE
(1)
OS VERSÍCULOS SATÂNICOS
(1)
Obra Poética
(1)
Os Anagramas de Varsóvia
(1)
Os Gropes
(1)
Os Homens Que Odeiam as Mulheres
(1)
Os Jardins da Luz
(1)
Os Ladrões de Cisnes
(1)
Os Nus e os Mortos
(1)
Os Piores Contos dos Irmãos Grim
(1)
PEREGRINAÇÃO DE ENMANUEL JHESUS
(1)
Pastagens do Céu
(1)
Pedro Rosa Mendes
(1)
Pela Estrada Fora
(1)
Pepetela
(1)
Philip Pullman
(1)
Philip Roth
(1)
Primo Levi Se isto é um homem A trégua Os que sucumbem e os qu se salvam
(1)
RUGGERO MARINO
(1)
Recordações da casa dos mortos
(1)
Rei Artur
(1)
Renato Carreira
(1)
René Wais
(1)
Richard Dawkins
(1)
Robert Silverberg
(1)
Robert Wilson
(1)
SANTIAGO GAMBOA
(1)
Sam Savage
(1)
Sherwood Anderson
(1)
Sobrevivente
(1)
Sonho Febril
(1)
Stonehenge
(1)
Sugestões de Natal
(1)
Terra em Chamas
(1)
Tom Sharpe
(1)
Tom Wolfe; Salman Rushdie
(1)
Trabalhos e Paixões de Benito Prada
(1)
Um Lugar ao Sol
(1)
Um acontecimento na ponte de Owl Creek
(1)
Um deus passeando pela brisa da tarde
(1)
Umberto Eco
(1)
Vergílio Ferreira
(1)
Will Ferguson
(1)
William Golding
(1)
Winesburg Ohio
(1)
Yrsa Sigurdardóttir
(1)
a canção da espada
(1)
conversa na catedral
(1)
o anjo mais estupido
(1)
o bobo
(1)
o cavaleiro da morte
(1)
o último reino
(1)
os meus primeiros anos Winston Churchill
(1)
os senhores do norte
(1)
À Boleia Pela Galáxia
(1)
3 comentários:
podias ter sugerido um livro que eu ainda não tivesse lido... nããão pra quê...
Tudo bem que gostei do Reino Dividido mas há muitos mais por aí que eu ainda não li.
Eu não me esqueci da minha campanha pro Rushdie ganhar o Nobel, só que antes de sugerir um livro convem que faça uma releitura dos livros...
Se acrescentares à tua lista o "Harun e o Mar de Histórias", a lista fica quase perfeita... ainda faltam uns quantos que andam por aí e que ainda não li!!!!
Caro "apenas eu":
Não me apercebi de que também fazia parte deste encantador grupo de Bibliofilíacos, quando conheci o blogue e aqui escrevi os meus comentários e agradeci as referências às minhas obras.
Só agora vi esta sua postagem (andei a viajar pelo Japão, tendo regressado anteontem, com quase dois dias de atraso e depois de passar uma noite, como uma sem-abrigo, no chão de um gélido, desabrigado e escuro corredor do aeroporto Charles de Gaule, em Paris) e venho agradecer-lhe a indicação do meu "Navegador da Passagem" para prenda de Natal.
Gosto deste meu livro, pelo trabalho e cuidado que nele pus: quer quanto à estrutura narrativa, que é um entrelaçamento de memórias, tempos e espaços - das várias viagens de Bartolomeu Dias e suas estadias na corte de D. João II e de D. Manuel, com as respectivas políticas e intrigas - e constitui o meu desafio ao leitor, quer quanto à personagem que foi de facto muito injustiçada, ou ainda pela revelação de um facto histórico quase ignorado, das primeiras mulheres que foram enviadas em missão de espionagem ou exploração nos Deascobrimentos.
Este livro teve a pouca sorte de aparecer no período em que eu deixei a Porto Editora, pelo que não houve praticamente divulgação da obra. Voltou a falar-se dele qundo saiu "O Espião de D. João II", que é uma espécie de reverso da medalha e trata do sonho do Rei D. João II, enquanto "O Navegador da Passagem" se debruça sobre os últimos anos do seu reinado e os primeiros de D. Manuel.
Há quem goste mais dele do que do "D. Sebastião e o Vidente", o meu romance de maior sucesso. Assim sendo, muito obrigada pela divulgação e sugestão.
Enviar um comentário