![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjSCxwt6puInbPM1O8l366FbWtSOMT9aZlMl1-xpvYwgNlnvI4yWvKuvpcMEY09oKIfOYIDFhtXtupgye27CFE3wLgyI_LAZoyfh43yRQyrdVQH8aIdGSBsWNwaGGjYVWyfGLJQD9KowcEC/s400/copportogallo.jpg)
"(...)Com base numa nova interpretação de antigos mapas e documentos, o autor revisita a história do «navegador de dois mundos» e da «descoberta» da América. Aquilo que se afirma neste livro nunca antes foi dito em cinco séculos de publicações colombinas (...)"
PUDERA!!!!!
São mais de 300 páginas de puro delírio e fantasia.
Porra, eu não sou historiador. Mas sei, como todos nós sabemos de certos aspectos da vida do Grande Almirante. É sabido que antes de apresentar aos Reis Católicos o seu famoso projecto de atingir a India navegando para Ocidente, Colombo tentou apresentar esse projecto ao Rei D. João I que se recusou a patrocinar essa expedição. Ora a acreditar no autor, desde a primeira hora foi intenção quer de Colombo quer do seu (supostamente secreto) apoiante e patrocinador o papa Inocêncio VIII, propor essa expedição aos Reis Católicos. E as recusas do Rei português desaparecem da História.
E provas?
Supostamente o autor um renomado e prestigiado historiador passou quinze anos (QUINZE) a recolher dados e a preparar a obra e não apresenta uma única prova daquilo que afirma.
Teorias - muitas. Algumas é certo assentes em factos conhecidos e provados, outras pura fantasia e sem apresentar uma única prova. (como o suposto parentesco Colombo/Inocêncio VIII, conclusão a que chegou ao comparar retratos dos dois).
Alterou o local de nascimento do navegador sem explicar como chegou a essa conclusão - embora seja reconhecido que os documentos que se usaram para provar o nascimento de Colombo em Génova são falsificações. Falsificações surgidas no período de unificação de Itália e em que o país precisava de um herói nacional.
Prova-se que ele não nasceu em Génova, arranja-se outra história. Desde que ele se mantenha italiano. Caramba querem que ele seja italiano - porreiro; chinês - por mim tudo bem; francês, inglês, russo - para mim tanto faz, mas se vão tentar mudar a História apresentem factos devidamente fundamentados e provas, não apenas teorias apresentadas como verdades provadas e coincidências. E por favor não omitam os poucos factos conhecidos sobre a vida de uma das mais importantes figuras da História Universal.
Queremos provas não teorias fabulosas e destrambelhadas.
Este livro um livro supostamente de Historia é pura ficção e, o que é pior, ficção da piorzinha que me passou pelas mãos em muitos anos.
5 comentários:
Sabes que no essencial até concordo contigo.
(Aquela dele não escrever na lingua materna por ter passado demasiado temp afastado de casa não pega.)
Mas não terás sido um pouco duro de mais.
tinha-me esquecido dessa da lingua.
mas o que é que queres? eu comprei o livro a pensar que era uma coisa a sério, um estudo de quinze anos.
o gajo só diz disparates.
deixa-lo lá ter as teorias dele.
o pior é se o levam a sério...
o pá , coincidência por coincidência, facto não provado por facto não provado, teoria por teoria...
a do Colombo português está mais bem fundamentada e eu não a levo muito a sério...
Em poucas palavras este livro é uma treta.
Eu não ia precisar de tantos anos para inventar uma história destas e acho que a conseguia fazer mais credivel.
Enviar um comentário